Busca avançada
Ano de início
Entree


Caracterização da ação molecular da Bunodosina 391, composto analgésico obtido da peçonha da anêmona Bunodosoma cangicum.

Texto completo
Autor(es):
Wilson Alves Ferreira Junior
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Yara Cury; Edson Antunes; Gisele Picolo
Orientador: Yara Cury
Resumo

As anêmonas do mar utilizam um rico complexo protéico para capturar suas presas e para se defender de predadores. A peçonha, destes animais, contem neurotoxinas com ação em canais iônicos específicos e hemolisinas que atuam formando poros em membranas. No entanto, pouco se conhece sobre a atividade biológica de substâncias de baixo peso molecular isoladas da peçonha destes animais. Bunodosina 391 (BDS 391), um composto de baixo peso molecular isolado da peçonha da anêmona do mar Bunodosoma cangicum, apresenta atividade antinociceptiva periférica. Ensaios farmacológicos mostraram que a ação do BDS 391 é mediada pela ativação de receptores serotoninérgicos, histaminérgicos e pela abertura de canais de potássio. É interessante observar que o BDS 391 apresenta similaridade estrutural a 5-HT e histamina, o que torna de especial interesse a detecção do efeito antinociceptivo periférico para este composto. Os resultados obtidos nesse estudo poderão favorecer o melhor conhecimento sobre a fisiopatologia da dor e de seu controle, bem como o desenvolvimento de novos fármacos. (AU)

Processo FAPESP: 08/01988-1 - Caracterização da ação molecular da Bunodosina 391, um composto analgésico obtido a partir da peçonha da anêmona Bunodosoma cangicum
Beneficiário:Wilson Alves Ferreira Júnior
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado