Busca avançada
Ano de início
Entree


Degradação da proteína Cry1Ac de Bacillus thuringiensis por bactérias de solo de cultura do algodão transgênico e convencional (Gossypium hirsutum).

Texto completo
Autor(es):
João Paulo Leite Tozzi
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Itamar Soares de Melo; Gabriel Padilla Maldonado; Manoel Araujo Teixeira
Orientador: Itamar Soares de Melo
Resumo

Bt é uma bactéria formadora da proteína Cry1Ac, tóxica a lepidópteros. Plantas geneticamente modificadas expressam essa toxina. O objetivo deste trabalho foi isolamento e identificação de bactérias do solo de algodão transgênico e convencional potencialmente biodegradadoras dessa proteína. Estudou-se a dinâmica de crescimento das bactérias em meios com a proteína Cry1Ac ou glucose, a biodegradação, os genes apr, npr e sub. Em solo de algodão convencional a contagem foi menor; para algodão transgênico foi maior. Seis bactérias foram identificadas. O crescimento da bactéria B. pumilus foi maior em meio com a proteína Cry1Ac que glucose e a bactéria G. rubripertincta em meio contendo glucose teve o crescimento maior do que com a proteína Cry1Ac. Foi verificada a biodegradação da proteína pelas bactérias Bp e Gr. Os genes apr e sub foram detectados em solo de planta transgênica e o gene npr não. (AU)

Processo FAPESP: 06/58608-0 - Isolamento, identificacao taxonomica e molecular de bacterias de solo da cultura do algodao transgenico e convencional com potencial de biodegradacao da proteina cry.
Beneficiário:Joao Paulo Leite Tozzi
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado