Busca avançada
Ano de início
Entree


Caracterização de putativo receptor serpentino e estudos sobre a implicação do sistema de ubiquitina/proteossomo na modulação do ciclo celular de Plasmodium falciparum.

Texto completo
Autor(es):
Fernanda Christtanini Koyama
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Celia Regina da Silva Garcia; Bettina Malnic; Aline Maria da Silva; Silvia Reni Bortolin Uliana; Gerhard Wunderlich
Orientador: Celia Regina da Silva Garcia
Resumo

É proposto que vias de sinalização controlem a sobrevivência e adaptação do Plasmodium, nos diferentes hospedeiros. No presente trabalho buscamos por diferentes abordagens estudar a via de sinalização de melatonina em P. falciparum. Para isso, avaliamos os níveis de RNA mensageiro de genes do sistema-ubiquitina proteossomo (UPS) bem como o perfil de ubiquitinação resultante do tratamento de parasitas com melatonina. Mostramos que a proteína quinase 7 de P. falciparum (PfPK7) atua na modulação dos genes do UPS em resposta a melatonina. Avaliamos também se o parasita é responsivo ao ácido indol-3-acético (AIA). Sabendo-se da importância de receptores de membrana na regulação de diversas funções celulares incluindo a percepção do meio externo, buscamos caracterizar um receptor serpentino putativo identificado previamente pelo grupo. Pudemos concluir que a via de sinalização por melatonina em P. falciparum envolve a participação da PfPK7, uma vez que em parasitas nocautes para pfpk7 são irresponsivos à melatonina quando comparados ao parental. (AU)

Processo FAPESP: 06/59878-1 - Caracterização de putativo receptor serpentino: implicação do sistema de ubiquitina / proteossomo na modulação do ciclo celular de Plasmodium falciparum
Beneficiário:Fernanda Christtanini Koyama
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado Direto