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Práticas colaborativas com adolescentes e profissionais de equipe de saúde sobre saúde sexual e reprodutiva

Texto completo
Autor(es):
Domitila Shizue Kawakami Gonzaga
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Ribeirão Preto.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (PCARP/BC)
Data de defesa:
Membros da banca:
Carla Guanaes Lorenzi; Murilo dos Santos Moscheta; Vera Silvia Facciolla Paiva; Emerson Fernando Rasera; Marcos Antonio dos Santos Reigota; Liliana Graciete Fonseca Rodrigues
Orientador: Carla Guanaes Lorenzi
Resumo

Pelos pressupostos construcionistas sociais, a realidade é resultado de descrições construídas conjuntamente, assim sugerimos que construir e desenvolver ações colaborativas sobre saúde sexual e reprodutiva com adolescentes e profissionais de saúde pode ter como efeitos sentidos propositivos sobre adolescência e sexualidade. Entendimentos sobre comportamentos sexuais arriscados balizam o desenvolvimento de algumas ações, portanto práticas colaborativas em grupo apostam no caráter ético de ações em saúde. A presente pesquisa teve como objetivo geral compreender o processo de construção de uma intervenção desenvolvida colaborativamente entre a pesquisadora, a equipe de profissionais de uma unidade da Estratégia Saúde da Família e adolescentes pertencentes ao território. Como objetivos específicos: a) descrever os passos envolvidos para construção e desenvolvimento de uma intervenção colaborativa com adolescentes e profissionais de saúde, destacando processos de tomadas de decisões conjuntas e o envolvimento com equipe de saúde e b) compreender os desafios e potencialidades da construção de uma intervenção colaborativa. Seu delineamento teóricometodológico foi a pesquisa-ação, cuja proposta é a participação ativa de quem pesquisa junto com as pessoas. Utilizamo-nos da pesquisa narrativa como recurso metodológico para o processo de construção de sentidos, cujo método envolve a interpretação, compreensão e escrita sobre uma experiência. Participaram 13 adolescentes, separados em dois grupos, e nove profissionais de saúde. Como procedimentos de produção de dados, utilizamos registros de notas de campo, e transcrições de áudio na íntegra dos encontros e das conversas preparatórias. A partir da análise do material produzido, construímos narrativas referentes a dois momentos: 1) construção do processo grupal, 2) encontros em grupo com adolescentes e profissionais de saúde. Sobre o primeiro momento, as narrativas discorrem sobre o contato com campo, nomeadas: a) Cotidiano: conhecendo a Unidade Bela Vista; b) Construção: articulando redes e saberes; c) Valsinha: convidando adolescentes; d) Olhos nos olhos: conversando com adolescentes; e) Trocando em miúdos: coconstruindo a intervenção. Em grupo, elegemos conversar sobre: 1) gênero e sexualidade; 2) puberdade e infecções sexualmente transmissíveis; 3) métodos contraceptivos e de proteção; 4) filme: as melhores coisas do mundo; 5) ser pai e mãe na adolescência; 6) álcool e outras drogas e 7) escolhas e suas repercussões. Sobre o segundo momento da análise, produzimos narrativas sobre o desenvolvimento dos sete encontros, as quais têm como características a multivocalidade e a reflexividade. Concluímos, com base na análise, sobre a construção conjunta da intervenção grupal como um processo artesanal, lento e respeitoso. Seus ganhos mais diretos são confiança e corresponsabilidade para o processo grupal. Dificuldades encontradas no processo grupal foram possibilitar o acolhimento das diferenças de opiniões para as tomadas de decisões, bem como abandonos do grupo, e limites das Práticas Colaborativas. Ganhos de seu uso podem ser listados: desenvolvimento de uma pesquisa-ação, com postura colaborativa; coerência o princípio da integralidade; investimento na comunicação com adolescentes como caminho para a promoção de saúde nas práticas sexuais. (AU)

Processo FAPESP: 16/25882-4 - Práticas colaborativas acerca da saúde sexual e reprodutiva de adolescentes em uma Unidade de Saúde da Família
Beneficiário:Domitila Shizue Kawakami Gonzaga
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado