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Concepções de estudantes acerca do conceito de tempo: uma análise à luz da epistemologia de Gaston Bachelard

Texto completo
Autor(es):
André Ferrer Pinto Martins
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Jesuina Lopes de Almeida Pacca; Jose Luciano Miranda Duarte; Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira; Maria Eduarda do Nascimento Vaz Moniz dos Santos; Joao Zanetic
Orientador: Jesuina Lopes de Almeida Pacca
Resumo

Este trabalho tem como propósito central compreender aspectos da construção do conceito de tempo por estudantes do ensino fundamental e médio, a partir do referencial epistemológico de Gaston Bachelard. O estudo principal constou da realização de um total de 17 (dezessete) entrevistas semi-estruturadas. A análise do material permitiu delinear as características mais marcantes do processo de conceitualização do tempo, representado por um caminhar no sentido da objetivação e do racionalismo crescentes. Também foi possível avaliar a pertinência de nosso referencial teórico na interpretação desse processo. Particularmente, as noções teóricas de obstáculo epistemológico e de perfil epistemológico mostraram-se férteis quando confrontadas com os dados da pesquisa empírica. (AU)

Processo FAPESP: 00/03798-3 - Um "perfil conceitual" para o conceito de tempo?
Beneficiário:Andre Ferrer Pinto Martins
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado