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Mutualidade e mutabilidades: modo de endereçamento na dança e no circo = Mutuality and changeability: mode of address in dance and circus

Texto completo
Autor(es):
Milena Pereira dos Santos
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Mariana Baruco Machado Andraus; Silvia Maria Geraldi; Marina Souza Lobo Guzzo
Orientador: Mariana Baruco Machado Andraus
Resumo

Esta dissertação analisa o desenvolvimento do modo de endereçamento no processo criativo de MÚTUO, espetáculo que envolve dança e circo gestado para esta pesquisa. É investigado o conceito de modo de endereçamento, originário da área do cinema, no contexto das artes presenciais. Trata-se de como é construída a relação com o público por meio das escolhas feitas no processo criativo, permeadas pelo contexto em que se inserem. Foram investigadas as maneiras pelas quais o modo de endereçamento se aproxima das dramaturgias na dança e no circo, uma vez que são artes presentes no espetáculo, e também a trama dos modos de gestão, produção e criação artísticas, vividas nesse processo criativo e fundamentais para a análise desenvolvida. Os critérios para a análise foram construídos a partir do contágio da investigação teórica com a prática criativa, e os dados para a análise foram obtidos mediante diário de criação e relatos dos ensaios abertos. Percebe-se que o modo de endereçamento está intimamente ligado à dramaturgia, entendida como o que é apreciado na hora do acontecimento cênico e o que constrói o imaginário em torno da obra, indo além do que podem escolher os artistas criadores (AU)

Processo FAPESP: 18/25696-1 - Endereçamento no processo criativo em cenas e videocenas: relações entre cinema e artes presenciais
Beneficiário:Milena Pereira dos Santos
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado