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Educação e estética da existência: práticas da liberdade e criação de novas possibilidades de vida

Texto completo
Autor(es):
Jose Luiz Pastre
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Data de defesa:
Membros da banca:
Áurea Maria Guimarães; Katia Maria Kasper; Cintia Vieira da Silva; Silvio Donizetti de Oliveira Gallo; Wencesláo Machado de Oliveira Junior
Orientador: Áurea Maria Guimarães
Resumo

O objetivo de minha pesquisa é pensar a educação a partir da ideia uma estética da existência. Trata-se de uma abordagem estética e micropolítica da educação. Para o desenvolvimento dessa abordagem, além da própria noção de estética da existência, utilizo alguns conceitos presentes nas obras de Gilles Deleuze e Félix Guattari como meus principais intercessores da pesquisa. Para esses autores uma análise micropolítica sempre se situa no cruzamento entre diferentes modos de apreensão de uma problemática. Nesse sentido, o campo da pesquisa situa-se no cruzamento entre várias fontes, onde utilizo materiais de diferentes ordens, tais como: documentos oficiais, experiências históricas de práticas educacionais, análises estéticas (teoria da arte), experiências próprias e de outros educadores, pesquisas de abordagens diversas no campo educacional, trechos de filmes, etc. Ao utilizar esse material, meu intuito é estabelecer alguns traços, ou constituir algumas notas, que permitam pensar a educação como uma estética da existência. (AU)

Processo FAPESP: 10/17195-0 - Educação e estética da existência
Beneficiário:José Luiz Pastre
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado