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A interpretação das obras 'non mensures' para cravo, explicadas segundo as leis da retorica

Texto completo
Autor(es):
Pedro Persone
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Helena Jank
Orientador: Helena Jank
Resumo

Este trabalho apresenta uma conexão entre as obras "non mesurés" e a retórica. As obras "non mesurés" são divididas em duas categorias: os Prelúdios que são obras de escrita não mensurada e de performance não mensurada e obras de escrita mensurada de performance não mensurada (Plainte, Tombeaux, Lamenti, etc.). Os Prelúdios eram obras compostas para iniciar um agrupamento de peças, tais como as suites. A princípio tinha a função de verificar o instrumento- afinação e regulagem. Com o desabrochar da música francesa no século XVII os prelúdios foram crescendo em importância se tornaram - por não possuírem uma forma rígida - um porto seguro para a fantasia dos compositores. Entretanto nada do que foi escrito deixava de ter uma "mensagem". Por estar essa "mensagem sempre presente e por ser a retórica um dos pilares da cultura daquele período, a conexão entre as duas foi inevitável. Os Plaintes, Tombeaux e Lamenti, eram peças do estilo representativo. Como era comum na época, obras representativas eram escritas da maneira tradicional, mas eram interpretadas "senza battuta", isto é sem observar nenhuma mensuração, ou compasso. Assim, o que regia tais interpretações eram as leis da retórica. Esta é a nossa proposta, mostrar como fazer a conexão entre estas duas artes (AU)

Processo FAPESP: 92/01249-4 - A interpretação das obras "non mesures" para Cravo, explicada segundo as leis da retórica
Beneficiário:Pedro Aurélio Persone
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado