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O curso intensivo de arte na educação e a formação de especialistas em arte na educação (1961-1981)

Texto completo
Autor(es):
Sidiney Peterson Ferreira de Lima
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo. 2020-07-24.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Artes. São Paulo
Data de defesa:
Orientador: Rejane Galvão Coutinho
Resumo

Do conjunto de edições do Curso Intensivo de Arte na Educação, idealizado e oferecido pela Escolinha de Arte do Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, nos debruçamos sobre aquelas realizadas entre os anos de 1961 e 1981. A pesquisa oferece, desde o nosso ponto de vista, uma leitura da história desse curso, inscrevendo-o em uma história mais ampla, a do ensino de artes e, mais especificamente, da formação de professoras/es de artes, no Brasil. Como finalidade, os objetivos, as estratégias de formação e as particularidades enunciadas a partir de discursos sobre o referido curso. Como metodologia, optamos pelo trabalho nos arquivos da Escolinha de Arte do Brasil (Rio de Janeiro); Escolinha de Arte do Recife (Pernambuco); Escolinha de Arte da Associação Cultural de Ex-Alunos do IA/UFRGS e Escolinha de Arte da Divisão Cultural da SEC, ambas em Porto Alegre (RS) e, no exterior, trabalhamos com arquivos pessoais sobre a Escolinha de Arte do Paraguai (Assunção), além de arquivos pessoais das professoras Nilda Caselli de Hechen e Beatriz Vettori (Rosario/Argentina) e Jesualdo Sosa (Uruguai). Destes arquivos realizamos levantamos e analisamos um conjunto de materiais visuais e escritos formado por textos, programas pedagógicos, relatórios de atividades, livros de registro de aulas e de matrículas, correspondências e registros fotográficos das atividades desenvolvidas no Curso Intensivo de Arte na Educação, tanto na Escolinha de Arte do Brasil, como nas experiências, inspiradas no curso realizado no Rio de Janeiro, em diferentes regiões do país e da América Latina. Aos materiais visuais e escritos reunimos relatos de ex-alunas/os e professoras/es, participantes do curso. Do confronto desses arquivos e memórias emerge o presente trabalho que se assenta sob a tese de que o Curso Intensivo de Arte na Educação inaugurou um novo modo de pensar e fazer a formação de professoras/es de artes, no Brasil. (AU)

Processo FAPESP: 16/05781-9 - O Curso Intensivo de Arte na Educação(CIAE) e suas contribuições para a formação de artes/educadoras (es) no Brasil
Beneficiário:Sidiney Peterson Ferreira de Lima
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado