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Construção e avaliação do impacto de um programa de ensino metatextual para desenvolver a narrativa escrita de estudantes com deficiência intelectual

Texto completo
Autor(es):
Ana Paula Zaboroski Oleinik
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Marília. 2020-08-05.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília
Data de defesa:
Orientador: Jáima Pinheiro de Oliveira
Resumo

A pesquisa teve como objetivo construir e verificar a eficácia de um programa de ensino metatextual, implementado pelas professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE), para a elaboração de narrativas pessoais escritas pelos estudantes com deficiência intelectual. Para respondê-lo, três estudos foram delineados. O Estudo I identificou as estratégias e os recursos pedagógicos utilizados para ensinar, aos estudantes, a referida produção escrita. Participaram duas professoras do AEE e cinco professores da sala de aula comum. Configurou-se como uma pesquisa qualitativa-descritiva, de natureza observacional, por meio de entrevista e observação da prática. A análise dos dados utilizou, como apoio, o software Atlas.ti e, a partir da análise de conteúdo categorial, emergiram dois temas: a) recursos pedagógicos e estratégias para ensinar a produção escrita e, b) recursos pedagógicos e estratégias para ensinar os elementos da narrativa. O Estudo II construiu um programa de ensino metatextual e realizou formação, para as duas professoras do AEE, sobre a aplicação deste programa com os estudantes. Caracterizou-se como uma intervenção não experimental com as docentes, configurando-se em formação teórica e prática baseada na pesquisa reflexiva. A formação foi organizada em quatro encontros de estudo. No primeiro e segundo encontros, foram discutidos dois textos acerca da consciência metatextual, voltada aos aspectos macrolinguísticos da estrutura e organização do tipo textual narrativo, e as estratégias e os recursos usados, pelas professoras, no procedimento de ensino da narrativa. No terceiro e quarto encontros, a pesquisadora apresentou a sequência didática do programa de ensino metatextual e as orientou sobre a implementação com os estudantes que têm deficiência intelectual. A análise da formação foi realizada, no decorrer dos encontros, e considerou a compreensão das professoras sobre o conceito da consciência metatextual do tipo textual narrativo e dos procedimentos de ensino da habilidade-alvo em cada fase do programa metatextual. O Estudo III avaliou o impacto desse programa de ensino metatextual na elaboração de narrativas pessoais escritas pelos estudantes com deficiência intelectual. Participaram as duas professoras do AEE e cinco estudantes com deficiência intelectual. A abordagem metodológica foi o delineamento experimental linha de base múltipla intrassujeitos, associado ao critério móvel. Tanto a linha de base quanto a condição experimental foram aplicadas pelas docentes do AEE. A condição experimental foi constituída por 12 fases. A análise considerou a presença dos elementos da narrativa, sequência e articulação das informações entre os elementos da história. Também foi realizada a classificação da narrativa escrita em Categorias de 1 a 8. Concluiu-se que, foi possível construir um programa de ensino, com estratégias metatextuais, para a elaboração de narrativas pessoais escritas pelos estudantes com deficiência intelectual. A introdução das fases desse programa, de maneira gradual, permitiu avaliar, criteriosamente, os efeitos dos procedimentos de ensino empregados pelo programa sobre a produção dessas narrativas. O programa metatextual favoreceu a elaboração de narrativas pessoais escritas por esses discentes, de modo que as produções escritas evoluíram de texto descritivo para histórias pessoais, com estrutura e organização dos elementos da narrativa, sendo consideradas histórias completas. (AU)

Processo FAPESP: 16/00146-3 - Construção e avaliação do impacto de um programa de ensino metatextual para desenvolver a narrativa escrita de estudantes com deficiência intelectual
Beneficiário:Ana Paula Zaboroski Oleinik
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado