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Mario Pedrosa e a missão artística francesa de 1816

Texto completo
Autor(es):
Lucas Araujo Barbosa Nunes
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Assis. 2015-12-10.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Assis
Data de defesa:
Orientador: Carlos Eduardo Jordão Machado
Resumo

A presente dissertação analisa a originalidade do pensamento de Mário Pedrosa na área da História. Para isso será utilizada a sua tese Da Missão Francesa - Seus Obstáculos Políticos, escrita na ocasião do concurso à Cátedra de História Geral e do Brasil do Colégio Pedro II (CPII), em 1955. Nessa tese Pedrosa trabalha como um historiador, principalmente no manejo cuidadoso com as fontes e na pesquisa detalhada sobre os fatos e personagens que cercaram a vinda da Missão Artística Francesa de 1816 ao Brasil. A originalidade da tese consiste em ser o primeiro trabalho a desmistificar a versão difundida por Afonso E. Taunay que afirmava ser a missão francesa uma iniciativa exclusiva de D. João VI e do seu ministro Conde da Barca. Analisando os documentos diplomáticos entre o chefe da missão francesa Joachim Lebreton e os agentes portugueses, o nosso crítico levanta a hipótese da não oficialidade do convite, sendo que os artistas vieram para o Brasil por conta própria, precipitado pelas perseguições políticas que assolou a França depois da queda do Governo dos Cem Dias de Napoleão Bonaparte. As suas reflexões sobre a vinda desta missão francesa ao Brasil serão abordadas com a finalidade de compreender o seu papel e as suas consequências na história da arte brasileira (AU)

Processo FAPESP: 12/20552-5 - Mário Pedrosa e a desmistificação da missão artística francesa de 1816
Beneficiário:Lucas de Araujo Barbosa Nunes
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado