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Práticas educativas parentais de pais e de mães de crianças diferenciadas por problemas de comportamento, escolaridade e sexo, considerando relato e observação

Texto completo
Autor(es):
Jéssica Aline Rovaris
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Bauru. 2020-11-10.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências. Bauru
Data de defesa:
Orientador: Alessandra Turini Bolsoni Silva
Resumo

As práticas educativas parentais exercem um papel fundamental no desenvolvimento saudável das crianças. Elas podem se constituir fatores de risco ou proteção, a depender se forem positivas ou negativas. As práticas positivas têm relação com maior repertório habilidosos de genitores e crianças. Mas, as práticas negativas aumentam a probabilidade de surgirem os problemas de comportamento infantis. Pesquisas apontam que os comportamentos parentais e infantis também são influenciados pela idade escolar e pelo sexo da criança, dados ainda não conclusivos e que, neste cenário, a maior parte dos estudos investigaram as práticas e percepções maternas, ainda que o pai também seja muito importante neste processo. Adicionalmente, neste campo o uso do método observacional ainda é pouco utilizado, dados as dificuldades inerentes a este procedimento. Entretanto, seu uso pode auxiliar na atenuação dos vieses próprios dos dados de relato, bem como contribuir para a ampliação do olhar sobre o fenômeno. O objetivo deste estudo foi o de descrever as práticas educativas de mães e de pais e suas relações com os comportamentos das crianças, diferenciando-as pela idade escolar, sexo e apresentação ou não problemas de comportamento, considerando duas medidas: relato (Estudo 1) e observação (Estudo 2). Também foi objetivo identificar variáveis preditoras dos problemas de comportamento externalizantes e internalizantes na perspectiva materna e paterna (Estudo 3). Participaram deste estudo 71 casais heterossexuais que viviam juntos, mães e pais biológicos, de crianças do ensino infantil e fundamental, de ambos os sexos. Também participarem 30 professores que avaliaram 68 das 71 crianças. No Estudo 1 e 3 foram utilizados os instrumentos: RE-HSE-P, CBCL/TRF e o QRSH. No estudo 2 foram utilizados o CBCL e um protocolo de observação. Os resultados apontaram que, a partir do relato, as mães e os pais foram mais rigorosos na avaliação comportamental dos filhos do que as professoras e, elas também identificaram mais problemas de comportamento nas crianças do ensino infantil. Porém, não foram encontradas diferenças entre os problemas de comportamento em função do sexo da criança. Os dados de comparação discriminaram mais comportamentos maternos do que paternos, contudo, ambos genitores parecem ter interações mais positivas com as crianças sem problemas de comportamento e do ensino infantil, apesar das mães terem identificado mais problemas externalizantes. As comparações e associações que envolveram as crianças com problemas de comportamento e do ensino fundamental, revelaram mais interações negativas com ambos os pais. No entanto, houve o aparecimento de HSE-P e habilidades sociais infantis, especialmente, nas associações encontradas a partir das observações. Ademais, o sexo foi a variável que menos diferenciou práticas e percepções de mães e de pais. Quanto a predição, as práticas negativas e o nível socioeconômico foram fatores de risco preponderantes para problemas de comportamento externalizantes, segundo mães e pais. Já as habilidades sociais infantis apareceram como fator de proteção aos problemas internalizantes e externalizantes. De modo geral encontrou-se mais práticas e variáveis de contexto com médias maiores para as mães. Elas também foram melhores para identificar e reforçar comportamentos habilidosos das crianças, ainda que utilizem mais práticas negativas que os pais. Já eles, parecerem ser mais inconsistentes e terem mais dificuldades de discriminação comportamental das crianças. (AU)

Processo FAPESP: 16/01264-0 - Práticas educativas parentais de pais e de mães de crianças diferenciadas por sexo e escolaridade, considerando relato e observação
Beneficiário:Jéssica Aline Rovaris
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado