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Cantos sem fim: formas políticas Kaingang e seus movimentos

Texto completo
Autor(es):
Paola Andrade Gibram
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Renato Sztutman; Rafael Jose de Menezes Bastos; Ana Elisa de Castro Freitas; Beatriz Perrone Moisés
Orientador: Renato Sztutman
Resumo

Esta tese é um exercício de reflexão sobre a relação entre política e estética entre os Kaingang. Percorre categorias como festa, ritual, movimento, retomada e luta a partir da etnografia de ações políticas e de formas expressivas engendradas pelo coletivo Nẽn Ga, cujos integrantes residem na Terra Indígena Apucaraninha, localizada no noroeste do estado do Paraná. Após apresentar uma abordagem panorâmica sobre formas verbais e musicais entre coletivos kaingang de diferentes regiões, as descrições centram-se em festas e em eventos de mobilização política dos quais participam este coletivo. Trata-se de eventos de distintas amplitudes: festas e eventos na aldeia local, encontros regionais realizados em outras Terras Indígenas kaingang e encontros anuais de amplitude nacional - aqui tratados como levantes indígenas. Os caminhos percorridos pelo coletivo Nẽn Ga nesta etnografia passam, portanto, pela retomada da festa e pela retomada da guerra: movimentos para os quais são imprescindíveis a replicação e a repetição de seus t&#7929nh [canto-dança-ritualmovimento]. (AU)

Processo FAPESP: 17/17743-7 - Ao encontro dos kujãs: expressões políticas kaingang
Beneficiário:Paola Andrade Gibram
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado