Busca avançada
Ano de início
Entree


Modelo para estimativa do volume máximo de calda visando a aplicação foliar de produtos químicos na cultura de milho (Zea mays L.)

Texto completo
Autor(es):
Maria del Valle Basanta
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Piracicaba.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC)
Data de defesa:
Orientador: Durval Dourado Neto
Resumo

Com o objetivo de estimar o volume de água por hectare retido na folhagem da cultura de milho para fins de quimigação foliar, foram propostos dois modelos (estatístico e universal) e conduzido um experimento em que foi determinada a interceptação de água pela parte aérea das plantas de milho sob diferentes lâminas de irrigação aplicadas via pivô central. Foram avaliadas duas lâminas de irrigação e três populações de plantas do híbrido de milho C-909 em 3 estádios fonológicos: i) 4-5 folhas; ii) 8 folhas e iii) 14 folhas. A quantidade de água retida nas folhas das plantas foi estimada subtraindo da massa total da planta (medida após a passagem do pivô), a massa de matéria seca e a água constitutiva das plantas. A área foliar foi avaliada em cada amostragem. A fonologia e o desenvolvimento relativo da cultura foram avaliados periodicamente. Os resultados permitiram verificar que os modelos propostos são utilizáveis. (AU)

Processo FAPESP: 97/02296-0 - Distribuição da água aplicada via pivô central em presença da cultura de milho (Zea mays) visando à aplicação de agroquímicos na folhagem das plantas
Beneficiário:Maria del Valle Basanta
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado