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Elaboração participativa de um plano de gestão em educação ambiental para o Campus Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo

Texto completo
Autor(es):
Cristina Costa Diniz
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Piracicaba.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC)
Data de defesa:
Orientador: Marcos Sorrentino
Resumo

Trata-se de um estudo de caso desenvolvido entre outubro de 1996 e dezembro de 1998. Sendo uma pesquisa-intervenção-educacional, que utiliza-se de metodologia qualitativa e técnicas participativas objetivando contribuir para o desenvolvimento da educação ambiental em organizações. Foi deflagrado o processo de elaboração de um 'Plano de Gestão em Educação Ambiental' para o Campus Luiz de Queiroz (Campus da Universidade de São Paulo em Piracicaba) com o intuito de: a) promover a prática da participação, através da vivência de um processo de planejamento voltado à educação ambiental, visando o aperfeiçoamento desta participação por meio do aprendizado e do desenvolvimento gradual das qualidades necessárias, nos grupos e indivíduos, para isso; b) descrever este processo participativo de elaboração de um 'Plano de Gestão em Educação Ambiental' no Campus Luiz de Queiroz; c) contribuir para o mapeamento dos desejos e necessidades dos envolvidos, possibilitando o estabelecimento de objetivos e metas do planejamento; d) diagnosticar condições facilitadoras e condições que oferecem dificuldades a um processo participativo; e) apontar possíveis caminhos metodológicos, conceituais e práticos, para instituições incorporarem uma postura educacional voltada à educação ambiental no seu fazer cotidiano. Este estudo detecta na instituição em foco uma ampliação nas ações e reflexões sobre a questão ambiental. Percebe-se que a concepção de um ambiente naturalizado e fragmentado vem se modificando para uma concepção integradora que leva em consideração sua condição de ser construído pelo homem e dependente de fatores históricos, culturais, econômicos e políticos Embora esses caminhos encontrem resistências e dificuldades em instituições com caráter centralizador, esta ampliação vem de diversas de iniciativas que procuram respostas em termos de postura frente aos acontecimentos da chamada modernidade. (AU)

Processo FAPESP: 96/02149-4 - Elaboracao participativa de um plano de gestao em educacao ambiental na escola superior de agricultura luiz de queiroz da universidade de sao paulo, campus de piracicaba.
Beneficiário:Cristina Costa Diniz
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado