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Rock cá, rock lá: a produção roqueira no Brasil e em Portugal na imprensa : 1970/1985

Texto completo
Autor(es):
Paulo Gustavo Encarnação
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Assis. 2016-01-13.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Assis
Data de defesa:
Orientador: Áureo Busetto
Resumo

Esta tese de doutoramento trata e reflete histórico-comparativamente sobre o significado de se produzir rock no Brasil e em Portugal entre 1970 e 1985, bem como sobre o papel desempenhado pelo gênero e seus produtos no interior do debate e embate cultural-político, então perpassados por dicotomias como nacional/estrangeiro e alienado/politizado. Quadro histórico, cuja compreensão e possíveis explicações plausíveis nos possibilitam conhecer, compreender e interpretar algumas canções roqueiras investidas de críticas à vida social e política tanto brasileira quanto portuguesa, ambas marcadas, à época, por ditaduras e processos de redemocratização. Assim, buscamos conhecer e compreender historicamente como o rock, de maneira geral, foi visto e definido tanto por roqueiros quanto por diversos agentes do campo cultural e da mídia. De igual modo, cuidamos das visões e apreciações que roqueiros, agentes culturais e midiáticos lançaram sobre o rock, dentro de uma lógica da marginalidade e à luz de estereótipos relativos à rebeldia juvenil e violência - fosse esta advinda do universo roqueiro, fosse impingida a ele por agentes e instituições sociais e políticas diversas. E enfocamos, de um lado, como no Brasil e em Portugal o rock e seus agentes se posicionaram no debate cultural-político que, entre outras questões, se ocupou com tentativas de definição do gênero como nacional ou estrangeiro, e, de outro, as maneiras com que roqueiros brasileiros e lusitanos e suas canções integraram embates que procuravam identificar o rock como alienado ou politizado; sempre sem perder de vista as ações de diversos agentes culturais e da mídia relativas a tais quadrantes. Tal caminho nos permite defender a tese de que o rock produzido em língua portuguesa, no Brasil e em Portugal, desde os anos 1950 passava por um processo de nacionalização que culminaria, a partir da década... (AU)

Processo FAPESP: 11/17725-2 - Rock cá, rock lá: a produção roqueira no Brasil e em Portugal, entre o debate do nacional/popular e o embate alienado/politizado - 1970/1985.
Beneficiário:Paulo Gustavo da Encarnação
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado