Busca avançada
Ano de início
Entree


Estilhaços de paixão e beleza: a tomada de consciência em A paixão segundo G.H. (1964), de Clarice Lispector, e Les belles images (1966), de Simone de Beauvoir

Texto completo
Autor(es):
Ludmilla Carvalho Fonseca
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Assis. 2020-08-27.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Assis
Data de defesa:
Orientador: Daniela Mantarro Callipo
Resumo

Esta pesquisa se propôs a investigar a tomada de consciência em A Paixão Segundo G.H., de Clarice Lispector e em Les Belles Images, de Simone de Beauvoir. O principal objetivo foi comparar as duas obras, demonstrando como se deu esse processo nas personagens protagonistas dos romances em questão, englobando desde a sua origem (hápax existencial), o decorrer desse processo, e em que aspectos essas personagens modificaram seu modo de pensar a condição social na qual estavam inseridas e a condição existencial feminina. As duas escritoras discutem nessas obras o sentido da tomada de consciência da mulher, ao mergulharem no processo de contestação de seus destinos diante de uma sociedade patriarcal, opressora e burguesa. Foram utilizados como procedimentos metodológicos: revisão e análise literária das narrativas de Lispector e Beauvoir; revisão da fortuna crítica das escritoras; discussão acerca dos elementos que compõem o existencialismo e o feminismo presentes nas obras das duas autoras; estabelecimento de parâmetros de comparação entre as obras. Para tanto, o corpus da pesquisa se restringe aos romances A Paixão Segundo G.H., de Lispector, e Les Belles Images, de Beauvoir. (AU)

Processo FAPESP: 16/13683-7 - Estilhaços de paixão e beleza: a tomada de consciência em a paixão segundo g.h.(1964), de clarice lispector, e les belles images (1966), de simone de beauvoir
Beneficiário:Ludmilla Carvalho Fonseca
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado