Busca avançada
Ano de início
Entree


Efeitos do diclofenaco e cafeína nos ajustes fisiológicos reprodutivos de machos de Astyanax altiparanae (lambari-do-rabo-amarelo) (Teleostei: Characiformes: Characidae)

Texto completo
Autor(es):
Filipe Guilherme Andrade de Godoi
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB)
Data de defesa:
Membros da banca:
Renata Guimarães Moreira Whitton; Maria Ines Borella; Fernando Ribeiro Gomes; Cassiana Carolina Montagner Raimundo
Orientador: Renata Guimarães Moreira Whitton; Fabiana Laura Lo Nostro
Resumo

A contaminação dos ecossistemas aquáticos por poluentes sintéticos produzidos pelas atividades humanas tem impactado o equilíbrio ambiental global. O crescimento e envelhecimento populacional tem aumentado o consumo de compostos farmacêuticos, como diclofenaco (DCF) e cafeína (CAF), hegemonicamente presentes e persistentes nos ambientes aquáticos. A preocupação emergente de tais compostos se baseia nos efeitos sobre a fisiologia reprodutiva de organismos aquáticos, bem como a ocorrência dos mesmos na forma de misturas. O presente estudo teve por objetivo avaliar os ajustes da fisiologia reprodutiva de machos de Astyanax altiparanae (Teleostei: Characidae) expostos ao DCF e a CAF bem como o potencial sinérgico de DCF+CAF nas respostas fisiológicas dos animais. A. altiparanae é uma importante espécie no contexto ecológico e desenvolvimento social, sendo um dos modelos biológicos mais utilizados em estudos ecotoxicológicos. Inicialmente foi analisado o decaimento (concentração real) de DCF e CAF, que foi de 5% do valor inicial no período de 24 horas e em seguida foi realizada o teste de detecção de alcance, do inglês Range Finding Test (RFT). A concentração média letal (CL50) do DCF e CAF encontrados para o modelo biológico foi de e 30,8 mg.L-1 e 95,9 mg.L-1, respectivamente. No ensaio de exposição aguda (96h, utilizando 10% da CL50), os animais expostos ao DCF (3,08 mg.L-1) e CAF (9,5 mg.L-1) isoladamente, apresentaram uma redução da concentração plasmática de 17β estradiol (E2). Em relação aos andrógenos, os animais apresentaram redução da concentração de testoterona (T) quando expostos ao DCF e não foram observadas diferenças na concentração plasmática de 11 cetotestosternoa (11-KT). No tratamento DCF+CAF não foram observadas diferenças significativas na concentração hormonal de T, E2 e 11-KT. Os fármacos não alteraram a expressão gênica da vitelogenina A (vtgA) e concentração espermática. Os animais também não apresentaram alterações histológicas no fígado e nos testículos durante a exposição aguda. O presente estudo demonstrou que os fármacos isolados afetaram a concentração de esteroides gonadais em machos de A. altiparanae, mas quando expostos em conjunto este efeito não foi observado. O DCF e a CAF tanto isolados quanto misturados em uma exposição aguda não foram capazes de induzir a expressão gênica de vtg, além de não alterar a concentração espermática e modificar a estrutura do fígado e testículos. Considerando a presença de misturas nos ambientes e a importância da reprodução na conservação das espécies, faz-se necessário avaliar os impactos das misturas de fármacos tanto exposições agudas quanto crônicas visto que os efeitos tóxicos dos fármacos, na fisiologia reprodutiva de peixes, podem ser ocultos pelas misturas (AU)

Processo FAPESP: 17/07139-5 - Ajustes na fisiologia reprodutiva de machos Astyanax altiparanae (Teleostei: Characidae) expostos a contaminantes emergentes
Beneficiário:Filipe Guilherme Andrade de Godoi
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado