Busca avançada
Ano de início
Entree


Identificação e caracterização de microRNAs das espécies Cochliomyia hominivorax e Cochliomyia macellaria (Diptera: Calliphoridae)

Texto completo
Autor(es):
Daniel Fernando Paulo
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia
Data de defesa:
Membros da banca:
Ana Maria Lima de Azeredo Espin; Zilá Luz Paulino Simões; Guilherme Targino Valente
Orientador: Ana Carolina Martins Junqueira; Ana Maria Lima de Azeredo Espin
Resumo

MicroRNAs (miRNAs) são pequenos RNAs não codantes que agem como moduladores pós-transcricionais da expressão gênica em todos os eucariotos investigados até o momento. Em animais, a complementariedade imperfeita de bases entre o miRNA e o sítio alvo do RNA mensageiro (mRNA) inibi sua tradução, tornando-os genes chaves no controle da expressão gênica. A identificação de miRNAs pode fornecer uma melhor compreensão de diversos processos biológicos e evolutivos das diferentes espécies. A família Calliphoridae é um grupo que compreende dípteros causadores de miíases, incluindo as espécies Cochliomyia hominivorax (mosca da bicheira) e Cochliomyia macellaria (mosca varejeira). A mosca da bicheira é uma das principais pragas na região Neotropical. Na fase larval, esta espécie causa infestações e alimenta-se de tecidos vivos de vertebrados de sangue quente, acarretando severas perdas na indústria pecuária. Diferentemente, a mosca varejeira, apresenta um hábito saprófago, se alimentando e reproduzindo em carcaças e tecidos em decomposição, ressaltando sua importância para a entomologia forense e para a saúde pública. Por serem filogeneticamente próximas e possuírem diferentes hábitos alimentares e reprodutivos, estas espécies representam modelos para estudos sobre as bases moleculares do parasitismo em Calliphoridae. Para identificar e caracterizar os miRNAs destas duas espécies, o transcriptoma de pequenos RNAs de adultos (macho e fêmea) e larva (terceiro instar) foram sequenciados em plataforma de nova geração MiSeq-Illumina. Os 6.2 milhões de reads gerados foram mapeados contra o genoma de Drosophila melanogaster e o banco de dados miRBase. Foram identificado 84 miRNAs evolutivamente conservados, dos quais 80 foram encontrados em C. hominivorax e 78 em C. macellaria. Também foi investigada a presença dos precursores em forma de grampo (pre-miRNAs) nos dados genômicos e transcriptômicos disponíveis para estas espécies. Foram preditos 10 pre-miRNAs conservados e outros 5 que não apresentaram similaridade com nenhum miRNA já descrito para outras espécies de animais. A caracterização evolutiva dos miRNAs identificados mostrou que essas sequências são altamente conservadas desde Nephrozoa (641 MA), na base de bilatéria, até Brachycera (195 MA). Substituições nucleotídicas observadas foram enviesadas na região 3¿-final com raras mutações na região seed. Análises preliminares de expressão revelaram 79 miRNAs diferentemente expressos entre as espécies e os estágios de desenvolvimento investigados. Os resultados deste trabalho irão contribuir para uma melhor compreensão sobre os hábitos de parasitismo nas espécies C. hominivorax e C. macellaria, com perspectivas para estudos evolutivos e funcionais na família e no controle de insetos-praga (AU)

Processo FAPESP: 12/06272-0 - Identificação e caracterização de microRNAs das espécies Cochliomyia hominivorax e Cochliomyia macellaria (Diptera: Calliphoridae)
Beneficiário:Daniel Fernando Paulo
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado