O Modalismo presente na obra violonística de Egberto Gismonti
Água e Vinho: Canção e Música Instrumental em Egberto Gismonti
Aspectos da interpretação pianística na obra de Antonio Carlos Jobim
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Autor(es): |
Vinicius Bastos Gomes
Número total de Autores: 1
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Tipo de documento: | Dissertação de Mestrado |
Imprenta: | Campinas, SP. |
Instituição: | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes |
Data de defesa: | 2015-06-19 |
Membros da banca: |
Paulo José de Siqueira Tiné;
Alexandre Zamith Almeida;
Danilo Ramos
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Orientador: | Maria José Dias Carrasqueira de Moraes; Paulo José de Siqueira Tiné |
Resumo | |
Dividido em três capítulos, este trabalho constitui-se de uma investigação de aspectos do estilo pianístico e composicional do multi-instrumentista Egberto Gismonti tendo como material de estudo o álbum "Alma" (EMI-Odeon, 1986), obra em que o pianista executa suas composições ao piano solo com adição de alguns sintetizadores. Para isso, foram realizadas transcrições integrais das interpretações pianísticas presentes, disponíveis na seção de anexos , e, posteriormente, análises que conduziriam à identificação de aspectos recorrentes nessas performances. Desse modo, podemos encontrar no primeiro capítulo informações sobre o disco propriamente dito. Informações essas que nos trarão à luz um panorama sobre sua concepção e realização. Somando-se críticas e depoimentos encontrados em jornais e livros, em períodos próximos ao lançamento, às informações coletadas com alguns dos participantes de sua confecção, pudemos traçar e exemplificar aspectos relacionados ao momento da carreira em que se encontrava o pianista além de compreender o "ambiente" que auxiliou os envolvidos a alcançarem os resultados técnicos e musicais até hoje celebrados, abrindo campo para o aprofundamento na música. O segundo capítulo é constituído das análises propriamente ditas. A partir das partituras geradas, as nove peças do disco: Baião Malandro, Palhaço, Loro, Maracatu, Karatê, Frevo, Água e Vinho, Infância e Cigana foram observadas sob vários pontos (melhor descritos nas considerações e metodologia), sendo alguns dos resultados apresentados individual e separadamente sob o prisma dos aspectos mais relevantes encontrados nessas análises. O terceiro capítulo constitui-se de uma síntese dos elementos recorrentemente resultantes das análises, visando externar algumas das características mais usuais além dos procedimentos mais utilizados pelo pianista para "dar vida" às suas composições por meio de suas próprias performances, elementos esses que pudemos agrupar como indicativos de uma idiossincrasia musical (AU) | |
Processo FAPESP: | 13/02560-3 - Alma: O estilo pianístico de Egberto Gismonti |
Beneficiário: | Vinícius Bastos Gomes |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Mestrado |