Busca avançada
Ano de início
Entree


Estudo da relação entre ataque oxidativo, sistema de defesa antioxidante e atividade mitocondrial em ratos submetidos a um protocolo de indução ao overtraining em esteira

Texto completo
Autor(es):
Rodrigo Luiz Perroni Ferraresso
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia
Data de defesa:
Membros da banca:
Denise Vaz de Macedo; Eduardo Rochete Ropelle; Claudio Alexandre Gobatto
Orientador: Denise Vaz de Macedo; Rodrigo Hohl
Resumo

O overtraining e um processo continuo de treinamento intenso que pode gerar um declínio curto no desempenho, denominado de overreaching funcional (FOR), o qual conduz eventualmente a uma melhoria no desempenho apos um breve período de recuperação (dias-semanas); ou um declínio mais prolongado no desempenho, caracterizado como overreaching nao funcional (NFOR), que somente e revertido por um período regenerativo mais longo (semanas-meses). Nos desenvolvemos um protocolo de treino-overtraining para ratos que induz aos estados FOR e NFOR apos um período de adaptação ao treinamento e aumento de desempenho (Tr). O desempenho dos animais foi avaliado através de 6 testes ao longo do protocolo, testes estes que serviram para separarmos nossos grupos experimentais. Nosso objetivo foi investigar a hipótese do estresse oxidativo, relacionado com alterações na atividade mitocondrial, como uma das possíveis causas desencadeadoras da queda de desempenho durante a instalação do overtraining. Para isso analisamos a atividade das enzimas antioxidantes catalase (CAT), glutationa redutase (GR) e superóxido dismutase (SOD), dos marcadores de produção de espécies reativas de oxigênio (EROs), xantina oxidase (XO) e ataque oxidativo por meio da analise das substâncias que reagem ao acido tiubarbiturico (TBARs), alem da atividade da enzima citrato sintase (CS) e dos complexos mitocondriais da cadeia de transporte de elétrons, complexo I e IV. Analisamos ainda, em busca de possíveis biomarcadores, a capacidade antioxidante sanguínea por meio das analises do FRAP (ferric reducing ability of plasma), albumina e acido úrico. A peroxidação lipídica no plasma foi obtida por meio da analise do malondialdeido (MDA) e o marcador de lesão muscular utilizado foi a creatina quinase sanguínea (CK). Os resultados estão apresentados por meio de boxplots com seus respectivos intervalos de confiança (95%) que dão a significância ou não de diferenças entre as analises. Os resultados encontrados apontaram para diminuições significativas na atividade do complexo IV e CS somada a atividades aumentadas das enzimas antioxidantes CAT e SOD no grupo NFOR, quando em comparação aos grupos Tr e FOR, respectivamente. Alem disso, os marcadores de peroxidação lipídica TBARs e MDA encontraram-se significativamente aumentados no grupo NFOR quando em comparação aos grupos CO, Tr e FOR. Estes dados sugerem, que a queda de desempenho no estado NFOR pode estar relacionada a diminuição da capacidade oxidativa devido a instalação de um quadro de estresse oxidativo mitocondrial, entretanto os mecanismos que causam este processo ainda precisam ser esclarecidos. (AU)

Processo FAPESP: 07/57512-2 - Estudo da relacao entre ataque oxidativo, sistema de defesa antioxidante e atividade mitocondrial em ratos submetidos a um protocolo de inducao ao overtraining em esteira.
Beneficiário:Rodrigo Luiz Perroni Ferraresso
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado