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Os beneficios psicologicos da aula de musica: um estudo cientifico com adolescentes de 5as. e 6as. series do ensino publico brasileiro

Texto completo
Autor(es):
Pablo Y Castro
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Ricardo Goldemberg; Aci Taveira Meyer; Marisa Lucia Fabricio Mauro
Orientador: Monica Gobitta; Ricardo Goldemberg
Resumo

O presente trabalho consistiu em uma pesquisa empírica realizada com o objetivo de detectar as conseqüências de um curso de iniciação ao violão em relação aos aspectos psicológicos de adolescentes com déficit de auto-estima. Para estabelecer a amostra, realizou-se aplicação prévia da escala EMAE em uma população de 225 alunos (5as. e 6as. séries do ensino fundamental de uma escola pública da periferia de Campinas-SP), de maneira que pudesse ser detectado o quartil inferior (n=56) da pontuação dos indivíduos, ou seja, quais eram os estudantes com menor auto-estima. Deste grupo, formaram-se, aleatoriamente, dois grupos (n=10 cada um), recebendo, um desses, uma intervenção na forma de um curso coletivo de iniciação ao violão com duração de três meses, e o outro, nenhum tratamento. Realizaram-se pré e pós-testagem dos dois grupos, com posterior comparação dos dados, sendo utilizados, para tanto, o teste projetivo HTP, entrevistas semi-estruturadas, o teste psicológico EMAE, e filmagens com análise microgenética, técnicas estas que conferiram uma abordagem qualiquantitativa à pesquisa. Os resultados indicam que os alunos do grupo que participou das aulas de música apresentaram, em relação aos sujeitos não participantes, diminuição de conflitos, melhoria das relações familiares, aumento da sociabilidade, melhoria da auto-estima implícita, diminuição da sensação de pressão por parte do meio e aumento da tendência ao devaneio e fantasia, havendo significância estatística nas diferenças encontradas (P=0,009; OR=1,889), o que confirma a hipótese de que a Educação Musical pode propiciar resultados positivos a seus educandos. Além disso, indicou-se que a participação da família do aluno no processo de ensino-aprendizagem e a valorização de habilidades específicas do educando potencializou a auto-estima implícita. (AU)

Processo FAPESP: 05/54075-5 - Implicacoes da pratica musico-pedagogica no desenvolvimento global do individuo: um estudo de caso do projeto guri - polo campinas.
Beneficiário:Pablo Y Castro
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado