Busca avançada
Ano de início
Entree


Sistemática de isótopos estáveis aplicada à caracterização da evolução dos paleo-sistemas hidrotermais associados aos depósitos cupríferos Alvo Bacada e Alvo Castanha, Província Mineral do Carajás, PA

Texto completo
Autor(es):
Andre Luiz Silva Pestilho
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências
Data de defesa:
Membros da banca:
Lena Virginia Soares Monteiro; Elson Paiva de Oliveira; Jorge Silva Bittencourt
Orientador: Lena Virginia Soares Monteiro; Roberto Perez Xavier
Resumo

Localizados na porção norte da Província Mineral de Carajás, a uma distância de cerca de 8 km do depósito de óxido de ferro-cobre-ouro de Sossego, estão os depósitos de cobre Alvo Bacaba e Alvo Castanha. Esses depósitos encontram-se ao longo de uma zona de cizalhamento regional de cerca de 60 km de extensão, no limite entre o Supergrupo Itacaúnas e seu embasamento representados principalmente pelos migmatitos do complexo Xingu. O Alvo Bacaba é hospedado pelo granito Serra Dourada e pelo tonalito Bacaba, enquanto o Alvo Castanha é Ambos os depósitos exibem amplas zonas de alteração hidrotermal que compreendem quase que respectivamente a albitização, a escapolitização, a formação de óxidos de ferro, a alteração sódico-cálcica, a alteração potássica, a formação de turmalina, a sericitização, a cloritização, a epidotização e a carbonatização, embora estes depósitos mostrem diferenças, como a alteração sódico-cálcica que apesar de ser bem desenvolvida no Alvo Castanha, é quase inexistente no Alvo Bacaba, onde apenas ocorre como alteração nos gabros. Também o Alvo Bacaba possui uma associação de minerais distintas, composta por calcopirita±pirita±bornita, enquanto o Alvo Castanha exibe a associação calcopirita±pirrotita±pirita. Informações sobre evolução paragenética e dados de isótopos estáveis indicam que os depósitos Alvo Bacaba e Alvo Castanha evoluíram durante progressivo resfriamento. Entretanto, esta redução com relação à evolução paragenética foi maior no Alvo Bacaba do que no Alvo Castanha, e a fugacidade de oxigênio foi mantida alta no Alvo Bacaba. A temperatura de deposição do minério estimada para o Alvo Bacaba pode ter ocorrido entre 220 °C e 410 °C, enquanto no Alvo Castanha esta teria ocorrido entre 350 °C e 420 °C. A evolução isotópica do Alvo Bacaba é similar àquela caracterizada para o depósito de Sossego, com uma redução acentuada da temperatura acompanhada por um decréscimo no valor de ?18O e acréscimo no valor de ?D e evidências de misturas de fluido juvenil e de fonte não magmática. Já para o Alvo Castanha, as composições isotópicas dos fluidos hidrotermais indicam a predominância de uma fonte magmática. Estas características e similaridades com aquelas de Sossego podem apontar para uma contribuição de águas magmáticas e oceânicas no sistema hidrotermal que originou todos estes depósitos (AU)

Processo FAPESP: 09/02747-0 - Sistemática de isótopos estáveis aplicada à caracterização da evolução dos paleo-sistemas hidrotermais associados aos depósitos cupríferos Alvo Bacaba e Alvo Castanha, Província Mineral de Carajás, PA.
Beneficiário:Andre Luiz Silva Pestilho
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado