Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistemática de isótopos estáveis aplicada à caracterização da evolução dos paleo-sistemas hidrotermais associados aos depósitos cupríferos Alvo Bacaba e Alvo Castanha, Província Mineral de Carajás, PA.

Processo: 09/02747-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2009
Vigência (Término): 31 de agosto de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Lena Virginia Soares Monteiro
Beneficiário:Andre Luiz Silva Pestilho
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Isótopos estáveis   Alteração hidrotermal

Resumo

Este projeto propõe a aplicação da sistemática de isótopos estáveis ao estudo dos halos de alteração hidrotermal e evolução dos paleo-sistemas hidrotermais associados aos depósitos de cobre Alvo Castanha e Alvo Bacaba. Esses depósitos são considerados alvos satélites do depósito de óxido de ferro-Cu-Au de Sossego, que representa a primeira e única mina de cobre em atividade na Província Mineral de Carajás, Pará. Os depósitos Alvo Castanha e Alvo Bacaba caracterizam-se por apresentar estágios de alteração hidrotermal similares, tais como alteração sódica, alteração potássica, cloritização, sericitização, e em especial extensas zonas de escapolitização. Além disso, em ambos o evento de mineralização foi tardio e as assinaturas geoquímicas são similares, embora as rochas hospedeiras sejam distintas (rochas vulcânicas e intrusivas félsicas, respectivamente). Diferenciam-se ainda por apresentarem associações minerais indicativas de condições de fugacidade de oxigênio e enxofre diferentes (pirrotita-calpopirita-pirita no Alvo Castanha e calcopirita-bornita no Alvo Bacaba) e pela presença de zonas do minério enriquecidas em zinco, reconhecidas apenas no Alvo Castanha. O estudo isotópico de tais depósitos visa à: (1) caracterização da distribuição das zonas de alteração hidrotermal e suas relações paragenéticas, estruturais e metalogenéticas; (2) identificação da natureza das fontes de fluidos, metais e enxofre, e participação relativa das fontes, principalmente se múltiplas, na formação de diferentes depósitos de uma mesma província, caracterizando possíveis relações entre tais fontes e tamanhos de reservas; e (3) identificação de processos vinculados à evolução do(s) paleo-sistema(s) hidrotermal(is) e à deposição do minério.. Com tais objetivos, serão realizados levantamentos de campo, petrografia em luz transmitida e refletida, estudos de microscopia eletrônica de varredura e geoquímica de isótopos estáveis (O, H, C e S) em fases minerais representativas da evolução paragenética reconhecida nos dois depósitos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA PESTILHO, ANDRE LUIZ; SOARES MONTEIRO, LENA VIRGINIA; COELHO DE MELO, GUSTAVO HENRIQUE; MORETO, CAROLINA PENTEADONATIVIDADE; JULIANI, CAETANO; FALLICK, ANTHONY EDWARD; XAVIER, ROBERTO PEREZ. Stable isotopes and fluid inclusion constraints on the fluid evolution in the Bacaba and Castanha iron oxide-copper-gold deposits, Carajas Mineral Province, Brazil. ORE GEOLOGY REVIEWS, v. 126, NOV 2020. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.