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Dinamica não linear e controle de uma aeronave em voo longitudinal

Texto completo
Autor(es):
Danilo Carlos Pereira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Mecânica
Data de defesa:
Membros da banca:
Jose Manoel Balthazar; Pablo Siqueira Meirelles; Helder Anibal Hermini; Marat Rafikov; Marcio Jose Horta Dantas
Orientador: Jose Manoel Balthazar; Paulo Roberto Gardel Kurka
Resumo

Neste trabalho analisou-se a dinâmica não linear de uma aeronave em vôo longitudinal. Efetuou-se a análise do comportamento bifurcacional da aeronave F-8 ¿Cruzader¿. Na análise bifurcacional foi estudado o comportamento topológico desta aeronave tomando-se dois parâmetros de controle: a deflexão do profundor e a alteração da massa da referida aeronave. Ante a pesquisa desenvolvida, foi proposto um projeto de controle linear ótimo com o objetivo de estabilizar as oscilações do ângulo de ataque, considerando-se regiões criticas do comportamento não linear da aeronave. Adicionalmente, incluiu-se no modelo matemático a variação da velocidade longitudinal da aeronave, visto tratar-se de simulações numéricas em um túnel de vento virtual (AU)

Processo FAPESP: 03/10642-8 - Pesquisa da dinamica caotica (homoclinica) e seu controle para aeronaves.
Beneficiário:Danilo Carlos Pereira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado