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Descartes: diálogos musicais

Texto completo
Autor(es):
Tiago de Lima Castro
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo. 2022-04-19.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Artes. São Paulo
Data de defesa:
Orientador: Lia Vera Tomás
Resumo

O filósofo René Descartes escreveu o Compendium musicæ em 1618. Mesmo não sendo conhecido pela sua produção musical, manteve uma longa correspondência em torno do assunto, principalmente em diálogo com Marin Mersenne, Constantjin Huygens, Isaac Beeckman e Joan-Albert Ban. Contudo, suas proposições em torno da música são tidas como um assunto marginal em seu percurso intelectual. Para compreender se a temática musical se relaciona com o desenvolvimento de suas ideias, primeiramente, foi organizado a sua correspondência sobre música e as citações a esta em suas obras, sejam em textos menores ou nas obras publicadas pelo autor. Analisou-se as hipóteses sobre um esquecimento da música nos estudos sobre o desenvolvimento das ideias de Descartes. Com tais materiais, foi analisado e historicamente contextualizado a trajetória das concepções musicais do autor ao longo de sua obra em diálogo com o desenvolvimento dos seus principais temas. Dessa maneira, é possível verificar os diálogos musicais de Descartes com sua própria obra e com o seu contexto histórico. (AU)

Processo FAPESP: 18/19056-0 - Descartes: diálogos musicais
Beneficiário:Tiago de Lima Castro
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado