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Tornar-se pai: um estudo clínico-qualitativo sobre a busca de significados da paternidade entre pais adolescentes

Texto completo
Autor(es):
Juliana Vasconcellos Freitas Jesus
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas
Data de defesa:
Membros da banca:
Egberto Ribeiro Turato; Anderson Pinheiro; Daniela Centenaro Levandowski
Orientador: Egberto Ribeiro Turato; Fernanda Garanhani de Castro Surita
Resumo

Diversos estudos abordam a maternidade adolescente, mas poucos consideram o parceiro da jovem mãe. Este parceiro compõe a vivência da adolescente grávida sobre a gestação e o bebê, além de ser, ele próprio, alvo das ações em saúde, especialmente enquanto adolescente. A relevância médico-social da paternidade na adolescência precisa ser discutida para ampliar a compreensão sobre esse fenômeno. Objetivos: Explorar significados psicológicos relacionados à gravidez e à paternidade relatados por adolescentes parceiros de gestantes adolescentes e realizar uma revisão sistemática da literatura sobre aspectos psicológicos, relações interpessoais e contexto social relacionados à paternidade na adolescência. Métodos: Um Estudo Clínico-Qualitativo foi desenvolvido entre parceiros do sexo masculino de adolescentes grávidas, com até 19 anos completos, acompanhantes da gestante no serviço médico especializado em pré-natal e revisão puerperal. Aplicada Entrevista Semi-Dirigida de Questões Abertas em Profundidade e levantados dados sociodemográficos. A amostra foi selecionada pelo critério de intencionalidade e fechamento pelo critério de saturação teórica de informações. O tratamento dos dados foi feito por Análise Qualitativa de Conteúdo e discutidos à luz de conceitos usuais do quadro teórica da Psicologia da Saúde. Previamente ao período de coleta de dados, uma fase de aculturação e ambientação foi realizada, com o intuito de promover inserção da pesquisadora ao setting assistencial escolhido. Realizada Revisão Sistemática da Literatura, com uso de síntese narrativa. Os participantes foram pais adolescentes entre 10 e 19 anos de idade. Os aspectos psicossociais foram definidos como: transtornos/sintomas emocionais negativos, problemas de comportamento externalizantes, autoestima, significados, vivências emocionais, relações interpessoais, suporte social, eventos de vida estressantes e contexto familiar. As bases de dados consultadas foram Medline/Pubmed, Web of Science, Embase, PsychInfo, CINAHL e Lilacs, utilizando os operadores booleanos (paternity OR fatherhood) AND adolesc*. Foram considerados estudos originais publicados entre 2012 e 2016, sem restrição de idioma. Resultados: Quanto ao Estudo Clínico-Qualitativo, quatro categorias foram levantadas: (1) "Eu, pai?!": o sobressalto diante da gravidez; (2) A relação imaginária com o bebê e as idealizações para o próprio futuro; (3) A gravidez e a nova dinâmica no relacionamento com a gestante; (4) A influência dos círculos sociais para a constituição da paternidade: a família de origem e os amigos. Sobre a Revisão Sistemática, 536 artigos foram identificados, 99 textos foram lidos na íntegra após seleção por título e resumo e 15 estudos foram incluídos. Três dimensões principais emergiram: (1) O Adolescente Pai, (2) A relação do pai adolescente com a mãe e com a criança, e (3) A relação do pai adolescente com a família de origem e a sociedade. Foram descritos oito temas relacionados ao papel paterno, saúde mental, consequências socioeconômicas, envolvimento com criminalidade e relacionamentos interpessoais. Conclusão: o complexo fenômeno da paternidade na adolescência envolve a trama de desigualdades a que esses adolescentes estão expostos, tais como dificuldades familiares e emocionais, problemas de comportamento, entre outros. Há diversidade de vivências emocionais, com determinantes pessoais, familiares e sociais influenciando a concepções sobre a paternidade. Sugere-se que novos estudos ampliem o conhecimento, especialmente em seguimento longitudinal, vínculos de amizades e estratégias de intervenção (AU)

Processo FAPESP: 16/18326-8 - Significados psicológicos atribuídos a paternidade por adolescentes parceiros de gestantes adolescentes: um estudo clínico-qualitativo
Beneficiário:Juliana Vasconcellos Freitas de Jesus
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado