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Estratégias de leitura e conflitos bélicos: conexões para além d’ A chave do tamanho de Monteiro Lobato

Texto completo
Autor(es):
Estela Aparecida de Souza dos Santos
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Presidente Prudente. 2022-05-19.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente
Data de defesa:
Orientador: Renata Junqueira de Souza
Resumo

A presente pesquisa, vinculada à linha “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem” do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, visa elaborar uma proposta de atividade metacognitiva de compreensão leitora para a obra literária "A chave do tamanho” de Monteiro Lobato, investigando de que maneira os estudantes de quinto ano do Ensino Fundamental podem estabelecer relações com os conflitos bélicos a partir da estratégia de leitura conexão. Nisto posto, sabemos que ler literatura não é uma atividade fácil, principalmente quando definimos leitura como atribuição de sentidos. Diante disso: Como uma proposta de atividade fundamentada nas estratégias de leitura pode auxiliar os estudantes do quinto ano do Ensino Fundamental a compreenderem o livro “A chave do tamanho” de Monteiro Lobato? Afinal, o texto tem como tema principal a Segunda Guerra Mundial ocorrida de 1939 a 1945, muito distante dos estudantes em questão. Pensando numa solução à pergunta, acreditamos que se mediarmos a leitura do livro “A chave do tamanho” através das estratégias metacognitivas de compreensão leitora (ativação do conhecimento prévio, visualização, inferência, conexão, questionamentos, síntese e sumarização) propostas por Girotto; Souza (2010), além de Solé (1998) nas ações antes, durante e após a leitura e Kleiman (2016) que discute sobre os três conhecimentos prévios (conhecimento linguístico, conhecimento de mundo, conhecimento textual), base de toda estratégia de leitura, os estudantes do quinto ano estabelecerão relações com assuntos do cotidiano que refletem na literatura e compreenderão o livro escrito por Monteiro Lobato. Nisto posto, o resultado dessa pesquisa se funda no diálogo de um estudo com a utilização de textos literários infantis e juvenis com a temática guerra, relacionados com a obra “A chave do tamanho” auxiliando no trabalho do professor em sala de aula, através da necessidade de planejamento e sistematização das etapas no ensino de literatura, com o objetivo de compreender os livros literários e tema pelos estudantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico-analítico-propositiva. As discussões que serão encaminhadas agregam e dialogam com os estudos sobre Literatura, seja em continuidade às pesquisas sobre a Literatura Infantil ou no que diz respeito ao seu ensino. (AU)

Processo FAPESP: 20/03049-4 - Conflitos bélicos e 'A Chave do Tamanho': as conexões das crianças do 5º ano do Ensino Fundamental
Beneficiário:Estela Aparecida de Souza dos Santos
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado