Busca avançada
Ano de início
Entree


A participação política das classes populares em três movimentos, Recife (c. 1880 - c. 1900)

Texto completo
Autor(es):
Felipe Azevedo e Souza
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Data de defesa:
Membros da banca:
Claudio Henrique de Moraes Batalha; Marcelo Mac Cord; Aldring Armstrong Silva Castellucci; Fernando Teixeira da Silva; Ricardo Figueiredo Pirola
Orientador: Claudio Henrique de Moraes Batalha
Resumo

A tese investiga de que maneira a população mais pobre, e geralmente negra, se relacionava com a política partidária em um período marcado por grandes transformações, encetadas principalmente pela passagem do Império para a República e pelo processo de abolição da escravidão. A partir do Recife, a narrativa tem por fio condutor três movimentos sociais estabelecidos em torno de manifestações públicas com apelo a? participação das classes populares, são eles: o movimento abolicionista, o republicano e o operário. Propondo uma perspectiva ampliada da participação política, o presente estudo procura evidenciar a existência de uma cultura política múltipla e difusa que transbordava os limites formais do sistema representativo. Dessa maneira, pretende-se abrir possibilidades alternativas na compreensão das relações entre representantes e representados, e das dinâmicas sociais que estruturavam o funcionamento da política (AU)

Processo FAPESP: 13/06786-6 - Entre capangas e socialistas: articulações de trabalhadores com a política partidária no Recife (1873-1884)
Beneficiário:Felipe Azevedo e Souza
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado