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O subúrbio e as faces da malandragem na década de 1970 no álbum Tiro de Misericórdia de João Bosco e Aldir Blanc

Texto completo
Autor(es):
Marcio Giacomin Pinho
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
José Roberto Zan; Jorge Luiz Schroeder; Peter Dietrich
Orientador: José Roberto Zan
Resumo

Este trabalho é resultado da análise do LP Tiro de Misericórdia, de João Bosco, lançado pela RCA Victor em 1977. As onze canções que compõem o álbum, todas de autoria de João Bosco e Aldir Blanc, tratam de aspectos do cotidiano dos subúrbios da cidade do Rio de Janeiro, com ênfase na boemia alegre e cruel que caracteriza essas áreas. Através das composições, os autores montam um mosaico de narrativas sobre o amor, os sonhos, a memória, a melancolia, a religiosidade e a violência, construídas a partir de códigos, símbolos e valores da cultura popular. O LP apresenta certa unidade demarcada pela relação existente entre a primeira faixa, "Gênesis (Parto)" e a última, a que dá nome ao disco, "Tiro de Misericórdia". O objetivo principal da pesquisa é verificar de que modo essa produção da dupla traduz a ideia, construída nos anos de 1970, de que a cultura popular e, mais especificamente, a malandragem se constituíam num campo estratégico de resistência à ordem social e política ilegítima que se expressava na vigência do regime ditatorial militar no país (AU)

Processo FAPESP: 11/15553-0 - A representação do malandro por João Bosco e Aldir Blanc através do disco Tiro de Misericórdia (1977)
Beneficiário:Marcio Giacomin Pinho
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado