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Avaliação da função orofacial, disfunção temporomandibular, força de mordida e níveis de cortisol e alfa-amilase em crianças e adolescentes

Texto completo
Autor(es):
Fernanda Yukie Kobayashi
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Piracicaba, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria Beatriz Duarte Gavião; Sandra Kalil Bussadori; Thais de Souza Barbosa
Orientador: Maria Beatriz Duarte Gavião; Paula Midori Castelo
Resumo

O objetivo desta dissertação foi avaliar as variáveis morfológicas e fisiológicas em crianças e adolescentes diagnosticados com desordens temporomandibulares (DTMs). Dois estudos foram conduzidos. O primeiro teve como objetivo avaliar a força de mordida (FM) e as funções orofaciais nas diferentes fases da dentição (dentição mista inicial, intermediária e final e dentição permanente) em crianças e adolescentes com diagnóstico de DTMs. Participaram 290 indivíduos de 8 a 14 anos; 47 formaram o Grupo DTMS e 243 o Grupo controle. A DTM foi avaliada por meio do Research Diagnostic Criteria for Tempormandibular Disorders (RDC/TMD), eixo I, e diagnosticada conforme os critérios estabelecidos. As funções orofaciais foram avaliadas com a versão brasileira do Nordic Orofacial Test - Screening (NOT-S) (entrevista e exame clínico). Para mensuração da FM utilizou-se um gnatodinamômetro digital. Computou-se a idade e o índice de massa corporal (IMC). Os dados foram analisados pela estatística descritiva, teste t de Student, correlação de Pearson ou Spearman, qui-quadrado, teste binomial ou exato de Fisher e regressão logística (?=0,05). Observou-se que a prevalência de DTM foi mais alta em meninas na dentição permanente (p=0,014) e em meninos na dentição mista intermediária (p=0,006). No grupo DTM, os escores do NOT-S entrevista (p=0,026) e NOT-S total (p=0,0063) foram maiores em relação ao controle. Não houve diferença na FM entre gêneros e grupos (p>0,05). As variáveis incluídas na regressão logística múltipla foram o IMC e o NOT-S (entrevista, exame e total). A função sensorial da entrevista foi o domínio que determinou diferença significativa na proporção de indivíduos entre grupos (p=0,021). Observou-se número significativamente maior de indivíduos com DTMs com alteração no domínio face em repouso no exame clínico do NOT-S. Concluiu-se que as fases das dentições e a FM não foram associadas à DTM. A idade correlacionou-se positivamente com a FM e IMC na dentição permanente. As disfunções orofaciais foram consideradas a variável preditiva da DTM, mas a característica transversal do estudo infere que esta associação pode ser bidirecional. O segundo estudo teve como objetivo a quantificação dos biomarcadores salivares de estresse, cortisol e alfa-amilase, em crianças e adolescentes com DTM, na faixa etária de 7 a 14 anos. Trinta e oito indivíduos compuseram o Grupo DTM e 38 o Grupo controle, pareados pela idade, gênero e presença de bruxismo. A saliva foi coletada em domicílio durante dois dias alternados, ao acordar, após 30 e 60 minutos e às 20h00. O cortisol foi quantificado pela técnica de enzimaimunoensaio e a alfa-amilase pelo método enzimático automatizado. Os dados foram analisados pelo teste de Shapiro-Wilks, estatística descritiva, teste de Mann-Whitney e coeficiente de Spearman (?=0.05). A área sob a curva das concentrações de cortisol e alfa-amilase foi calculada pelo método trapezoidal. Não houve diferenças entre o cortisol salivar e alfa-amilase entre os grupos. As correlações entre os biomarcadores não foram significativas para os grupos DTM e controle (r=0.03 e r=0.17 respectivamente). Concluiu-se que os níveis de cortisol e alfa-amilase salivar não se apresentaram alterados em crianças e adolescentes com DTM (AU)

Processo FAPESP: 10/01447-0 - Avaliação das disfunções orofaciais e temporomandibulares, força de mordida e níveis salivares de cortisol e alfa-amilase em crianças e adolescentes
Beneficiário:Fernanda Yukie Kobayashi
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado