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Teatro da memória, teatro da guerra: Maria Quitéria de Jesus na formação do imaginário nacional (1823-1979)

Texto completo
Autor(es):
Nathan Yuri Gomes
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)
Data de defesa:
Membros da banca:
Ana Paula Cavalcanti Simioni; Elaine Cristina Dias; Maria Ligia Coelho Prado
Orientador: Ana Paula Cavalcanti Simioni
Resumo

A pesquisa tem como objetivo principal discutir o papel das representações visuais de Maria Quitéria de Jesus (1792?-1853) na formação do imaginário nacional brasileiro. O primeiro capítulo discute a gênese da iconografia da combatente na produção de artistas viajantes britânicos. Os dois capítulos seguintes, que enfeixam a primeira parte do trabalho, discutem os contextos de produção e circulação das imagens de outras heroínas que emergiram no século XIX, como a voluntária da guerra contra o Paraguai (1864- 1870) Jovita Alves Feitosa (1848-1867) e a mártir da guerra de independência Joana Angélica de Jesus (1761-1822). A segunda parte da dissertação abre com um capítulo que analisa o processo de institucionalização do culto cívico a Maria Quitéria entre o fim do Segundo Reinado (1840-1889) e a Primeira República (1889-1930), tendo como objetos de análise um conjunto de ações levadas a cabo pelo Instituto Histórico Geográfico Brasileiro, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e o Museu Paulista. O quinto capítulo e último analisa as reelaborações da memória de Maria Quitéria a partir do seu centenário de morte em 1953. Nesse período, houve um espraiamento da imagem da combatente por meio da articulação entre o poder público (governo civil e militares) e setores da sociedade civil. O capítulo conclui analisando a escolha do Movimento Feminino pela Anistia, atuante no fim da ditadura civil-militar (1964-1985), de transformar Maria Quitéria num símbolo da anistia e contra o autoritarismo. (AU)

Processo FAPESP: 19/19376-7 - À guerra, americanas, vamos com espadas cruéis: retrato, gênero e identidade nacional no Brasil (1820-1920)
Beneficiário:Nathan Yuri Gomes
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado