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O aprendizado pelo vento ou o tempo no romance \A educação sentimental\, de Gustave Flaubert

Texto completo
Autor(es):
Alexandre Bebiano de Almeida
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Marcus Vinicius Mazzari; Jose Antonio Pasta Junior; Samuel de Vasconcelos Titan Junior
Orientador: Marcus Vinicius Mazzari
Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar e interpretar o romance L\'Éducation sentimentale (1869), de Gustave Flaubert A análise privilegia a representação do tempo na Educação e centra-se, portanto, nos recursos literários de que o narrador se serve para figurar uma temporalidade particular: um tempo positivo, necessário e fechado. Essa temporalidade, elemento essencial da fatura do romance, relativo seja à natureza das personagens, seja ao princípio da narrativa, será o objeto da interpretação. Como o narrador pode contar a história da passagem da Monarquia de julho ao Segundo Império, sem determinar mudanças de fundo? E, sobretudo, como a vida dos indivíduos por esse mundo de reviravoltas políticas pode aparecer como um exercício de contínuo esforço em vão? Este trabalho supõe concorrer para isso na Educação, especialmente, os traços da moda, da estandardização e das idéias feitas (AU)

Processo FAPESP: 01/00982-0 - A figuração do tempo n'A Educação Sentimental
Beneficiário:Alexandre Bebiano de Almeida
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado