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Fatores associados à depressão e baixa auto-estima em adolescentes, estudantes do ensino médio de uma escola pública do município de São Paulo, SP

Texto completo
Autor(es):
Lilian Cardoso de Souza Zinn
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública (FSP/CIR)
Data de defesa:
Membros da banca:
Frida Marina Fischer; Alberto Olavo Advíncula Reis; Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira
Orientador: Frida Marina Fischer
Resumo

Introdução - A depressão e a baixa auto-estima na adolescência tem sido objeto de crescente preocupação entre clínicos, professores e hebiatras, visto que seu reconhecimento vem aumentando ao longo dos anos. Objetivo - Investigar os fatores associados à depressão e à baixa auto-estima em estudantes do ensino médio, com idades de 14 a 18 anos de uma escola pública da cidade de São Paulo. Métodos - Estudo anterior em estudantes do ensino médio em uma escola pública, não discutiu especificamente a depressão e a auto-estima na adolescência O banco de dados criado em 2001 por Fischer et al (2003 a) com base em questionários sobre condições de vida, saúde e trabalho foi reexaminado focalizando os fatores associados à depressão e baixa auto-estima através de escalas de depressão e de autoestima de Spitzer (1999), e aplicando-se análises de regressão logística múltipla. Resultados - Sintomas depressivos foram observados em 7 ,5% dos estudantes deste estudo. As taxas encontradas dentre os alunos do sexo masculino e feminino foram de 4,3% (15/345) e 10,3% (39/379), respectivamente. As taxas quanto à situação ocupacional foram de 6,0%, 7,4% e 9,6% dentre os estudantes não trabalhadores, trabalhadores e desempregados, respectivamente. A regressão logística mostrou que os fatores associados aos distúrbios depressivos são: baixo escore na auto-avaliação da saúde (odds ratio [OR] = 5,78), ser do sexo feminino (OR=2,45) e consumo de bebidas alcoólicas (OR=2,35). Observou-se alta prevalência de baixa auto-estima: em 38,7% dos adolescentes, com taxas de 34,8% (120/345) e 42,2% (160/379) dentre os alunos do sexo masculino e feminino respectivamente; as taxas de baixa autoestima quanto à situação ocupacional foram de 40,6%, 34,9°/o e 43,4% dentre os alunos não trabalhadores, trabalhadores e desempregados, respectivamente. Os fatores associados à baixa auto-estima foram: problemas na família (OR=l,49); problemas na escola (OR=1,53); tabagismo (OR=1,72); consumo de álcool (OR=1,40); dificuldade de concentração na escola algumas vezes (OR= 1,91) ou sempre (OR= 3,17); não praticar atividade tisica (OR= 1,61); problemas financeiros, alguns (OR= 1,56) ou muitos (OR= 1,47). O fato do estudante ser trabalhador mostrou-se um fator protetor. Conclusões - As taxas de prevalência de depressão e baixa auto-estima observadas neste estudo coincidem com aquelas da literatura. Este estudo transversal examinou dados das condições sociodemográficas, de estilo de vida e trabalho. Os fatores associados à depressão foram o baixo escore na autoavaliação da saúde, ser do sexo feminino e o consumo de álcool. Os fatores associados à baixa auto-estima foram os problemas familiares, problemas na escola, tabagismo, consumo de álcool, dificuldade de concentração no estudo, não praticar atividade tisica e problemas financeiros. Uma melhor compreensão destes fatores auxiliaria na implementação de intervenções na família e escola destes jovens. Estes achados sugerem que é importante contar-se com profissionais de saúde mental em escolas de ensino médio, para efetuar rastreios capazes de reconhecer precocemente problemas mentais e fornecer aconselhamento aos estudantes, seus pais e professores. Estudos longitudinais possibilitariam determinar as associações causa-efeito da depressão, baixa auto-estima e de outros transtornos de saúde mental, bem como propiciariam oportunidades para efetuar as intervenções necessárias nesta população. (AU)

Processo FAPESP: 04/03886-0 - Fatores associados a depressao em adolescentes trabalhadores e nao trabalhadores, estudantes de uma escola publica do municipio de sao paulo, capital.
Beneficiário:Lilian Cardoso de Souza Zinn
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado