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A música-teatro como prática permanente na música contemporânea brasileira: aspectos históricos e composicionais

Texto completo
Autor(es):
Fernando de Oliveira Magre
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Denise Hortencia Lopes Garcia; Silvia Maria Pires Cabrera Berg; Alexandre Remuzzi Ficagna; Angelo José Fernandes; Cinthia Pinheiro Alireti
Orientador: Denise Hortencia Lopes Garcia
Resumo

Este trabalho reúne um conjunto de obras de compositores brasileiros sob a denominação de música-teatro. Tem por objetivo elucidar a presença desse repertório no campo da música de concerto brasileira contemporânea, identificar suas características e traçar seus percursos históricos. Iniciamos o trabalho apresentando o marco teórico que orienta nossa abordagem. Recorremos aos conceitos de Antropofagia, Transferências Culturais e Hibridismo para refletir sobre as origens da música-teatro no Brasil não como imitação de práticas exteriores, mas antes, como resultado de processos de recepção criativa e ressemantização. A fim de delimitar nosso objeto de pesquisa, apresentamos os eventos históricos que culminaram no surgimento da música-teatro na Europa, tomando a presença de John Cage em Darmstadt e sua recepção como fatores centrais. Na sequência, elaboramos um mapeamento dos principais espaços de germinação da música-teatro no Brasil, descrevendo alguns de seus agentes, obras e eventos mais marcantes. Para a realização das análises, desenvolvemos um modelo analítico que atendesse às especificidades do repertório tanto em sua dimensão musical quanto teatral. Esse modelo compreende três grandes níveis relacionados à dimensão sintática, semântica e à presença da música dentro da música-teatro. Por fim, apresentamos análises de 6 obras de compositores brasileiros de diferentes estilos, visando demonstrar a diversidade do repertório. Com esta pesquisa, constatamos que a música-teatro não foi uma experiência pontual na música brasileira. Ao contrário, ela perpassa a produção de compositores das mais variadas linhas, permanecendo viva no repertório desde sua invenção no início dos anos 1960. Sua ausência nas obras historiográficas referenciais não reflete sua inexistência, mas antes, revela o processo de apagamento a que ela foi submetida no curso do tempo, eclipsada por práticas e gêneros musicais tidos como mais legítimos. Nesse sentido, este trabalho se propõe a evidenciar a prática de música-teatro no Brasil, seus agentes, percursos e desdobramentos (AU)

Processo FAPESP: 18/04308-3 - Música-teatro no Brasil: agentes, percursos e desdobramentos
Beneficiário:Fernando de Oliveira Magre
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado