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Meditação em salas de aula de cursos de graduação da universidade pública

Texto completo
Autor(es):
Graziella Toffolo Luiz Pereira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Data de defesa:
Membros da banca:
Rogério Adolfo de Moura; Cassiano Sydow Quilici; Daniel Reis Plá
Orientador: Rogério Adolfo de Moura
Resumo

No âmbito internacional e nacional, algumas pesquisas realizaram intervenções de meditação no ensino superior e comprovaram diversos benefícios, tais como melhores níveis de concentração, relaxamento e bem-estar nos universitários (MAGEE, 2010, SHAPIRO, BROWN e ASTIN, 2008). Sendo assim, a partir de um levantamento de pesquisas de meditação em salas de aulas no ensino superior, foi realizada uma pesquisa-ação na qual foram guiadas práticas de meditação (silenciosa e com a postura corporal adaptada à cadeira na sala de aula) com foco na respiração e no relaxamento, com duração de 3-5 minutos, por algumas semanas durante dois semestres em nove salas de aula de cursos de diferentes áreas (exatas, profissões de saúde e biológicas, humanas e artes) na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A coleta de resultados consistiu em uma triangulação metodológica (FLICK, 2009, p. 361) que utilizou para os estudantes questionários e pintura de desenhos anônimos, além da confecção de um diário de pesquisa por parte da própria pesquisadora. Buscou-se investigar também na literatura discussões sobre meditação, estudos do corpo-mente e pós-colonialismo. A hipótese inicial (comprovada) foi que a meditação poderia propiciar uma relação mais harmônica entre o corpo e a mente dos estudantes, dado que existe uma forte separação e desconexão entre corpo e mente na universidade e na vida em geral (VARELA, THOMPSON, ROSCH, 2003; MOURA, 2010). Pretendeu-se assim ampliar os estudos da meditação no campo educacional, investigando as reflexões e os impactos que tal prática, notadamente oriental, pode trazer para o ensino superior brasileiro (AU)

Processo FAPESP: 19/04912-0 - Meditação em salas de aula de cursos de graduação na universidade pública
Beneficiário:Graziella Toffolo Luiz Pereira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado