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Esforço contínuo: estudantes com desvantagens sócio-econômicas e educacionais na USP

Texto completo
Autor(es):
Wilson Mesquita de Almeida
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Heloisa Helena Teixeira de Souza Martins; Ana Maria Fonseca de Almeida; Sergio Miceli Pessoa de Barros
Orientador: Heloisa Helena Teixeira de Souza Martins
Resumo

O estudo investiga o uso dos recursos e espaços da Universidade de São Paulo por um grupo de estudantes com desvantagens econômicas e educacionais. A partir de uma interpretação dos dados empíricos coligidos, reflete-se sobre o que esses alunos, efetivamente, aproveitam da estrutura propiciada pela universidade. Os alvos da investigação compreendem a verificação de como ocorreu o processo de socialização no ambiente familiar; a reconstrução da trajetória de ingresso e o trânsito no ambiente universitário mediante a apreensão do cotidiano, da adaptação à linguagem acadêmica, da realização das tarefas escolares, além da relação com colegas e professores. A pesquisa utilizou a metodologia qualitativa, operacionalizada em duas fases: grupos focais e entrevistas semi-estruturadas. Mediante a discussão dos resultados, espera-se contribuir na reflexão sobre inclusão social no ensino superior ao integrar à análise do acesso à universidade, uma discussão a respeito da efetiva permanência, onde o foco passa a ser um estudo mais pormenorizado das diferenças na qualidade da educação recebida pelos diversos segmentos sociais presentes na universidade pública (AU)

Processo FAPESP: 04/06262-8 - A vida academica do estudante: o caso dos segmentos populares.
Beneficiário:Wilson Mesquita de Almeida
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado