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O coaching como um empenho em conjunto: uma análise foucaultiana de um ginásio de treinamento de ginástica artística feminina

Texto completo
Autor(es):
Vítor Ricci Costa
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física
Data de defesa:
Membros da banca:
Myrian Nunomura; Mauricio dos Santos de Oliveira; Ivana Montandon Soares Aleixo; Renato Francisco Rodrigues Marques; Maria Claudia Brandão Pinheiro
Orientador: Myrian Nunomura
Resumo

Embasados no referencial teórico de Michel Foucault, o objetivo do presente estudo foi analisar como as relações de poder entre os principais agentes (treinadores, ginastas e pais) envolvidos em um ginásio de treinamento de Ginástica Artística Feminina de alto rendimento emergem no coaching. Essa pesquisa foi delineada como um estudo de caso em um ginásio de treinamento proeminente no cenário nacional. Participaram do estudo 4 treinadores, 15 ginastas e 12 pais. Os dados foram produzidos a partir da observação participante e da entrevista semiestruturada. E, para analisa-los, utilizamos o método da Análise Temática Reflexiva (BRAUN; CLARKE, 2006; 2012; 2019; 2020). A partir dessa análise encontramos quatro temas, que serão apresentados em artigos interdependentes. No Artigo 1 apresentamos o tema "A reprodução das práticas de coaching na socialização dos treinadores", no qual exploramos como os discursos, as relações de poder e as práticas de coaching que acontecem no contexto da GAF do Brasil emergem e se reproduzem na socialização dos treinadores do presente estudo. No segundo artigo apresentamos o tema "Como o poder disciplinar opera no ginásio: ações, reações e consequências para o coaching", no qual exploramos a relação de poder treinador-ginasta, a partir da perspectiva de ambos, e também, pela observação em campo de suas ações e reações. No Artigo 3 apresentamos o tema "Como o poder opera fora dos limites do ginásio: a perspectiva e o papel dos pais", no qual analisamos as interconexões da socialização entre os "pais da Ginástica", da relação de poder treinador-pais e da relação de poder pais-ginastas. No quarto artigo apresentamos o tema "Em busca de práticas de coaching mais efetivas e menos coercivas", no qual exploramos o papel ativo dos treinadores na problematização dos discursos e das práticas dominantes que circulam no contexto da GAF. Acreditamos que essa construção foi essencial para argumentar a tese, que defende a compressão do coaching na GAF como um processo estruturado por um contexto sociocultural específico, no qual emerge uma complexa dinâmica de relações de poder entre os agentes envolvidos nesse cenário. Em outras palavras, consideramos que os desafios para garantir o equilíbrio entre desempenho, saúde e bem-estar das ginastas, dependem de um empenho em conjunto de todos os agentes que coabitam o coaching na GAF (AU)

Processo FAPESP: 19/04687-7 - Foucault e os pequenos corpos dóceis na ginástica artística feminina do Brasil
Beneficiário:Vitor Ricci Costa
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado