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A construção social do mercado fitness a partir da rede instagram: uma contribuição da sociologia econômica sobre o marketing de influência

Texto completo
Autor(es):
Luana Estela Di Pires
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Araraquara. 2023-01-24.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Araraquara
Data de defesa:
Orientador: Maria Chaves Jardim
Resumo

As redes sociais conseguiram construir novas relações sociais de poder, atreladas também a um novo mercado econômico. O fenômeno dos influencers — pessoas que angariaram status de celebridade dentro dos aplicativos — começou a movimentar um mercado online a partir de suas postagens fotográficas, ao combinar sua intimidade com o patrocínio das empresas, exibindo marcas e propagandas dentro de seus perfis pessoais. A presente pesquisa busca identificar as novas formas de mercado dentro das redes sociais no Brasil, utilizando o aplicativo de fotografia Instagram e tendo como recorte empírico os influenciadores de fitness. Queremos analisar esse novo mercado permeado pelo marketing de influência, bem como identificar suas variáveis não econômicas para o sucesso das transações dentro do aplicativo. Em diálogo com a literatura, apontamos o papel da intimidade na fabricação desse mercado. Exploramos que tipo de intimidade é comercializada no aplicativo, quando identificamos uma intimidade distinta, formada por corpos dentro dos padrões estéticos, casas luxuosas e influenciadores bem posicionados na vida social. Portanto, concluímos que não é qualquer intimidade que é vendida na internet, mas uma intimidade ligada ao belo e a ostentação. (AU)