Busca avançada
Ano de início
Entree


Estudo da Fluidodinâmica Computacional (CFD) multifásico da etapa de propagação de microrganismos em biorreator STR para obtenção de cultivo de alta densidade celular.

Texto completo
Autor(es):
André Martins Berger Peralta
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola Politécnica (EP/BC)
Data de defesa:
Membros da banca:
José Luis de Paiva; Efraim Cekinski; Thomaz de Gouveia
Orientador: José Luis de Paiva
Resumo

Um estudo em CFD foi realizado para avaliar as características da fluidodinâmica de um biorreator agitado por três impelidores tipo Rushton. O sistema foi estudado em condições monofásicas (apenas fase líquida), bifásicas (fase líquida e gasosa) e trifásicas (adição de células). Teve-se como objetivo obter informações sobre as condições operacionais de um cultivo de alta densidade celular. Para tanto, observou-se condições de campos de velocidade, transporte de oxigênio, formação de vórtices e qualidade de mistura. Os resultados monofásicos apresentaram concordância com a literatura, demonstrando a formação de vórtices nas regiões inferiores e superiores do biorreator. A inclusão da fase gasosa mostrou a influência do fluxo ascendente de ar, deslocando os vórtices e reduzindo suas velocidades. A análise do transporte de oxigênio produziu resultados muito próximos aos previstos pelo método de Cooper, atingindo diferenças percentuais entre 1,6% e 12% . Ao inserir a fase sólida, buscou-se correlações na literatura para considerar o impacto das células na viscosidade do fluido. Em seguida, a partir da comparação com dados de cultivo, observou-se a capacidade do sistema em prever as condições de transporte de oxigênio em diversos momentos do processo, obtendo diferenças percentuais em relação aos dados experimentais entre 11% e 85%. (AU)

Processo FAPESP: 19/06377-5 - Estudo da fluidodinâmica computacional (CFD) multifásico da etapa de propagação de microrganismos em biorreator STR para obtenção de cultivo de alta densidade
Beneficiário:André Martins Berger Peralta
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado