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Entre rodas e sessions: considerações sobre o campo da música interseccional = Thinking rodas and sessions: considerations about the field of intersectional music

Texto completo
Autor(es):
Renan Moretti Bertho
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Lenita Waldige Mendes Nogueira; José Roberto Zan; Lorena Avellar de Muniagurria; Pedro de Moura Aragão; Rose Satiko Gitirana Hikiji
Orientador: Suzel Ana Reily; Lenita Waldige Mendes Nogueira
Resumo

Esta pesquisa busca compreender rodas de choro e sessions de música tradicional irlandesa como parte de um campo de atuação musical interseccional, que é simultaneamente participativo e apresentacional. Historicamente, a música praticada nestas situações se estruturou coletivamente, servindo a situações informais e festivas; entretanto, com o passar do tempo, as maneiras de tocar se modificaram e, pouco a pouco, absorveram novos valores, incorporando assim fundamentos apresentacionais. Diante dessas características, não é exagero dizer que os participantes que se dedicam a essa música experimentam duas sensações simultâneas que se interseccionam: a responsabilidade de se apresentarem – uma vez que estão expostos a um determinado público que pode julgá-los e avaliá-los – e, ao mesmo tempo, a serenidade de estarem em um ambiente no qual a participação e a integração social são valores preciosos – para não dizer indispensáveis. Nesta pesquisa, os grupos que organizam situações desta natureza são entendidos como comunidades de práticas musicais, uma vez que possuem um núcleo estruturado de pessoas que buscam aprimorar e desenvolver o domínio de suas práticas. Dito isso, busco responder a seguinte questão: como diferentes práticas musicais articulam dimensões participativas e experiências apresentacionais de modo que consigam promover simultaneamente a vivência em comunidade e a realização artística? Para responder esta questão, realizei pesquisas de campo em sete cidades no interior paulista e também na cidade de Dublin, capital da república da Irlanda. No decorrer destas pesquisas adotei a observação participante como ferramenta para construção de dados etnográficos nos modelos textuais, sonoros e audiovisuais. A pesquisa explora ainda o campo da música interseccional no meio virtual, pois, com a chegada da pandemia de Covid-19, os músicos não podiam mais se encontrar para tocar de forma presencial e iniciaram então movimentos de virtualização de suas práticas. Concluo com uma série de considerações sobre as principais características do campo da música interseccional, sobretudo os modelos de participação, as orientações estéticas e os valores simbólicos agregados ao repertório (AU)

Processo FAPESP: 17/10363-4 - Trilhas do choro: entre o participativo e o apresentacional nas rodas do interior paulista
Beneficiário:Renan Moretti Bertho
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado