Busca avançada
Ano de início
Entree


Proposta de um roadmap para mudança cultural rumo à economia circular: aplicação em um modelo de negócio de produto-como-um-serviço

Texto completo
Autor(es):
Ana Carolina Bertassini
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Carlos.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Mateus Cecilio Gerolamo; Luiz Cesar Ribeiro Carpinetti; Luciana Oranges Cezarino; Frank Thomas Piller; Semih Severengiz
Orientador: Mateus Cecilio Gerolamo; Aldo Roberto Ometto
Resumo

A Economia Circular está sendo considerada uma solução plausível e desejável para construir prosperidade econômica, respeitando os limites ecológicos e sociais. No entanto, sua implementação é lenta, o que é parcialmente explicado pela natureza sistêmica da inovação necessária. Inovações disruptivas no modelo de negócios fomentam a transição para a economia circular, mas seu processo permanece pouco explorado até o momento principalmente no que se refere a fatores de cultura organizacional, dificultando sua implementação. Apesar da existência de uma volumosa literatura sobre o assunto, os profissionais estão incertos ou lutando sobre como implementar modelos de negócio circular. Usando uma metodologia iterativa, com base em revisão da literatura e consulta a especialistas, propusemos um roadmap para orientar as empresas na jornada de transição para a implementação de uma cultura orientada para a economia circular. O roadmap é um facilitador para superar os desafios que as empresas enfrentam para tornar a inovações circulares duradouras. Este estudo identificou que os aspectos mais relevantes a serem considerados para a inovação de modelo de negócio circular no nível cultural são a liderança com uma mentalidade circular; o estabelecimento de processos para que as inovações aconteçam em todos os níveis da empresa; estabelecimento de parcerias e colaboração com os principais atores e educação dos funcionários (em todos os níveis) sobre os conceitos e operações de economia circular e sustentabilidade. Para avançar em direção à modelos de negócio circular disruptivos, é essencial o comprometimento da alta e média gerência, o engajamento dos clientes logo no inicio do desenvolvimento da solução circular e a gestão do ecossistema de negócios. Este estudo corrobora e expande pesquisas recentes sobre o lado soft da transição rumo à economia circular e fornece aos profissionais uma diretriz a ser priorizada e seguida para inovar com sucesso seu modelo de negócio em direção à economia circular. (AU)

Processo FAPESP: 18/24830-6 - Desenvolvimento de uma cultura organizacional circular para um sistema produto-serviço
Beneficiário:Ana Carolina Bertassini
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado