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Bateria de testes da função visual de comportamentos oculomotores: dados normativos e comparativos de recém-nascidos prematuros e termos brasileiros

Texto completo
Autor(es):
Giovana Pascoali Rodovanski
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia (IP/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Marcelo Fernandes da Costa; Leonardo Dutra Henriques; Cristiane Aparecida Moran; Rafaela Silva Moreira; Dora Selma Fix Ventura; Anita Zimmermann
Orientador: Marcelo Fernandes da Costa
Resumo

A finalidade desta tese resultou na criação de três estudos, os quais foram dispostos em capítulos. No primeiro artigo, o objetivo foi revisar de forma sistemático a literatura científica atual e identificar as ferramentas de avaliação das funções visuais para recém-nascidos e lactentes prematuros entre 0 a 12 meses de vida. O instrumento mais utilizado foram os cartões de acuidade de Teller, que avalia a função de acuidade visual, componente amplamente avaliado na maioria dos estudos incluídos na revisão. No segundo capítulo encontra-se o artigo principal deste trabalho, que teve o objetivo de fornecer uma referência normativa quanto ao desenvolvimento das funções visuais de recém-nascidos prematuros e termo brasileiros, internados na unidade de terapia intensiva neonatal ou alojamento conjunto, avaliados com uma bateria de testes da função visual. Os dados de 125 recém-nascidos viabilizaram a criação de normas brasileiras sobre o desenvolvimento das funções de movimentos oculares, fixação, rastreamento visual, discriminação de listras e atenção à distância. No terceiro estudo o objetivo envolveu comparar os escores das funções visuais avaliadas pela bateria de testes da função visual entre recém-nascidos prematuros e termos e correlacionar com os fatores preditivos do nascimento prematuro. Com a utilização da bateria de testes da função visual, encontramos diferenças estatisticamente significativas entre os grupos prematuro e termo, com menores pontuações para idades gestacionais < de 37 semanas. (AU)

Processo FAPESP: 19/09480-1 - Avaliação das funções visuais em recém-nascidos pré-termo e termo: validação transcultural e implantação de uma ferramenta visual
Beneficiário:Giovana Pascoali Rodovanski
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado