Busca avançada
Ano de início
Entree


Metodologia para escolha de fluidos de corte não agressivos ao meio ambiente para aplicações em usinagem de metais

Texto completo
Autor(es):
Aldo Braghini Junior
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Carlos.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Reginaldo Teixeira Coelho; Eduardo Carlos Bianchi; Anselmo Eduardo Diniz; Jose Maria Saiz Jabardo; Joao Fernando Gomes de Oliveira
Orientador: Reginaldo Teixeira Coelho
Resumo

O uso do fluido de corte tradicional (base mineral) tem sido evitado, pois a este é atribuída uma série de doenças ocupacionais e agressões ao meio ambiente. O desenvolvimento tecnológico dos fluidos de corte tem possibilitado algumas soluções, como os fluidos \"não agressivos\" ao homem e ao meio ambiente. Este trabalho estuda o uso de alguns fluidos de corte para aplicações em usinagem de materiais e propõe uma metodologia de comparação de desempenho entre eles. Como formas de aplicação dos fluidos, usou-se a técnica MQL (Mínima Quantidade de Lubrificante), apenas ar comprimido sem óleo e o corte sem fluido algum, na operação de fresamento de topo do aço AISI H13 no estado endurecido (50 - 52 HRc). Os experimentos demonstraram que é possível estabelecer-se uma comparação entre várias condições de refrigeração/lubrificação, baseada na Energia de Usinagem (EU), na Energia Acumulada (EA) no corpo-de-prova e no Índice de Classificação dos fluidos de corte (ICFC) (AU)

Processo FAPESP: 97/12790-1 - Estudo do desempenho de fluidos de corte nao agressivos ao meio ambiente para aplicacoes em usinagem de metais.
Beneficiário:Aldo Braghini Junior
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado