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Modelagem da demanda em rede de transporte público por ônibus: uma abordagem com foco em dados espacialmente dependentes

Texto completo
Autor(es):
Samuel de Franca Marques
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Carlos.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Cira Souza Pitombo; Mariana Abrantes Giannotti; Jose Jaime Gomez Hernandez; Renata Lucia Magalhaes de Oliveira; Antonio Nelson Rodrigues da Silva
Orientador: Cira Souza Pitombo
Resumo

 A modelagem de embarques e desembarques por ponto de parada, ao longo de linhas de ônibus, exerce uma importância fundamental no planejamento de redes de transporte público, além de contribuir para o desenvolvimento urbano orientado ao transporte sustentável. Contudo, as variáveis de interesse, nesse caso (embarques e desembarques) apresentam quatro características que trazem implicações ao processo de modelagem e/ou podem afetar o resultado das estimativas. São elas: (1) dependência espacial; (2) assimetria; (3) os deslocamentos acontecem ao longo da rede; e (4) amostragem limitada. Tendo em vista que tais peculiaridades são ignoradas pela modelagem clássica e que a literatura científica ainda não as aborda de forma simultânea, o presente trabalho teve o objetivo principal de modelar a demanda por transporte público no âmbito de pontos de parada, incluindo, no processo de estimativa, as quatro características supracitadas. Como objetivos específicos, foram analisados os efeitos de variáveis explicativas, da aplicação de distâncias em rede ou euclidianas, da quantidade de dados faltantes e do tipo de amostragem. O texto está dividido em sete capítulos, dos quais quatro são artigos científicos, cujo conteúdo aborda um ou mais objetivos específicos separada e/ou simultaneamente. Duas classes de modelos espaciais foram propostas, interpoladores geoestatísticos e regressões geograficamente ponderadas, e um banco de dados composto por oito linhas de ônibus da cidade de São Paulo (Brasil) foi utilizado como estudo de caso. As seguintes conclusões foram obtidas: modelos que consideram a assimetria e dependência espacial de embarques e desembarques devem ser priorizados frente aos que ignoram tais características, assim como os modelos multivariados em comparação aos univariados. Políticas públicas para o aumento do uso do transporte público devem focar principalmente em quatro grupos de variáveis explicativas: características sociodemográficas, cobertura da rede de ônibus, desenho viário e uso do solo. Os modelos espaciais provaram ser capazes de estimar o volume de embarques e desembarques em pontos não amostrados com acurácia, solucionando o problema da falta de dados de demanda por transporte público no âmbito de parada. Apesar da abordagem com distâncias em rede não ter contribuído significativamente para a melhoria do poder preditivo dos modelos, esse tipo de distância pode representar melhor a relação entre demanda por transporte público e seus fatores intervenientes. Recomenda-se priorizar o uso de distâncias em rede na modelagem espacial de embarques e desembarques. Além disso, uma amostra baseada em preditores e bem distribuída no espaço geográfico deve ser priorizada para estimar com precisão dados faltantes de demanda por transporte público no âmbito de pontos de parada. Dessa forma, o presente trabalho acrescenta importantes contribuições metodológicas e práticas para um planejamento urbano associado ao transporte sustentável. (AU)

Processo FAPESP: 19/12054-4 - Modelagem da demanda em rede de transporte público por ônibus: uma abordagem baseada na geoestatística
Beneficiário:Samuel de França Marques
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado