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Contribuição ao método de determinação do ídice de abrasividade de Bond (A.i.) à luz de outros materiais metálicos.

Texto completo
Autor(es):
José Bruno Neto
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola Politécnica (EP/BC)
Data de defesa:
Membros da banca:
Jose Renato Baptista de Lima; Eldon Azevedo Masini; Mario Valente Possa
Orientador: Jose Renato Baptista de Lima
Resumo

O presente trabalho estudou a resistência ao desgaste abrasivo de diferentes ligas metálicas, utilizando a metodologia desenvolvida por FRED C. BOND (1964) para o ensaio de determinação do índice de abrasividade (A.i.). Concluiu-se que há uma nítida influência nos resultados dos ensaios de abrasividade em função do material metálico aplicado, destacando-se os ferros fundidos brancos com alto teor de cromo, cujos A.i.s médios são sempre inferiores aos das demais ligas, e portanto, são mais resistentes ao desgaste que os aços nas mesmas condições de operação. Ficou demonstrado neste trabalho que, comparando-se os dados reais com os resultados dos ensaios de laboratório através da aplicação das equações de BOND, os valores de desgaste em g/kWh do ferro branco com alto branco estiveram mais próximos dos resultados reais do que os das demais ligas. A obtenção de valores de abrasividades pelo método de BOND com palhetas de materiais semelhantes àqueles aplicados na prática permite estimar com maior precisão o desgaste em operações industriais do que com palhetas de aço padrão de BOND. Finalizando, salienta-se a validade das equações determinadas por BOND, pois os resultados com materiais de mesmas famílias daqueles usados em campo mostraram-se muito próximos uns dos outros, fazendo com que seja possível desenvolver análise de predição de vida útil de componentes de desgaste com boa margem de acerto, dependendo ainda de acrescentar-se uma variável para representar o sistema tribológico que, sendo extremamente complexo, pode ser em parte representado pelo tipo de liga ou material que está sendo submetido ao desgaste, o que reforça a conclusão de que a durabilidade ou vida útil de uma peça pode ser melhor estimada se os ensaios forem feitos com ligas parecidas ou de mesma família que as que efetivamente serão usadas na prática. (AU)

Processo FAPESP: 97/10580-0 - Estudo do desgaste para revestimentos de moinhos
Beneficiário:Jose Bruno Neto
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado