Busca avançada
Ano de início
Entree


Síntese verde de nanopartículas metálicas (Ag, Au e Cu) obtidas a partir dos resíduos (casca/polpa) do guaraná (Paullinia cupana) e determinação de sua atividade antibacteriana

Texto completo
Autor(es):
Gustavo Henrique Barroso da Silva
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Lorena.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de Lorena (EEL/ASDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Fabio Rodolfo Miguel Batista; Julian Martínez
Orientador: Fabio Rodolfo Miguel Batista
Resumo

O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de uma rota verde para a produção de nanopartículas (NPs) metálicas (Ag, Au e Cu) utilizando-se um extrato obtido a partir de resíduos (casca/polpa) do guaraná, além da investigação da atividade antimicrobiana desses extratos e das NPs produzidas. Solventes renováveis (água e etanol) foram utilizados para a produção dos extratos a partir da biomassa seca e úmida. Como precursores dos metais, nitrato de prata, ácido tetracloroáurico e sulfato de cobre foram empregados. Os extratos foram caracterizados pela técnica de Folin-Ciocalteau e cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas. As NPs foram caracterizadas por Espectroscopia de Absorção de Luz na Região Ultravioleta e Visível (UV-vis), Difração de Raio-X (DRX), Espectroscopia no Infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR), Microscopia Eletrônica de Transmissão (MET) e Espalhamento Dinâmico de Luz (DSL). O extrato aquoso apresentou um teor mais adequado de compostos fenólicos totais, sendo escolhido para a síntese das NPs. Como condições ideais, uma proporção volumétrica extrato:precursor de 1:10 para as AgNPs e 1:5 para as AuNPs, uma concentração de extrato de 25 mg.mL-1 para ambas as NPs, uma concentração de precursor de 1.10-2 molL-1 para as AgNPs e 1.10-3 molL-1 para as AuNPs, uma temperatura reacional de 40 °C para as AgNPs e 60 °C para as AuNPs, e um tempo de síntese de 6 horas para as AgNPs e 2 horas para as AuNPs, apresentaram-se como as melhores condições reacionais. As AgNPs apresentaram formato esférico enquanto as AuNPs tiveram predominância hexagonal. Para ambas as NPs, a faixa de distribuição de tamanho foi compreendida entre 11 e 44 nm, com alta agregação. O extrato oxidado apresentou maior atividade antimicrobiana do que as próprias NPs. Portanto, o método proposto revelou-se uma alternativa viável frente aos métodos tradicionais de obtenção das NPs metálicas, possibilitando a utilização de um resíduo sem valor econômico para a obtenção de produtos de maior valor agregado. (AU)

Processo FAPESP: 22/04066-5 - SÍNTESE VERDE DE NANOPARTÍCULAS METÁLICAS (Ag, Au e Cu) E DETERMINAÇÃO DA ATIVIDADE TERAPÊUTICA DE EXTRATOS OBTIDOS A PARTIR DOS RESÍDUOS (CASCA/POLPA) DO GUARANÁ (Paullinia cupana)
Beneficiário:Gustavo Henrique Barroso da Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado