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Transformações narrativas em terapia de sessão única: explorando possibilidades e desafios com universitários/as

Texto completo
Autor(es):
Rafaella Andrade Vivenzio
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Ribeirão Preto.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (PCARP/BC)
Data de defesa:
Membros da banca:
Laura Vilela e Souza; Giovanna Cabral Doricci; Silvia Renata Magalhães Lordello Borba Santos
Orientador: Laura Vilela e Souza
Resumo

Estudantes universitários/as são considerados um grupo vulnerável ao desenvolvimento de ansiedade, depressão e estresse. Junto a isso, a pandemia da COVID-19 agravou os problemas relacionados à saúde mental, pois impactou as configurações da sociedade e afetou o ensino superior. Dentre as estratégias de proteção e prevenção para mitigar tal sofrimento, os serviços de cuidado psicológico no início da idade adulta apontam para benefícios favoráveis, como maior desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e propensão a continuar os estudos. Neste contexto, o atendimento terapêutico breve, tal qual a Terapia de Sessão Única Narrativa (TSUN), torna-se uma importante opção a ser considerada devido ao seu custo-benefício, facilidade de acesso e ênfase no protagonismo do/a cliente. Considerando-se esse aspecto, somado a identificação da ausência de estudos acerca da TSUN no Brasil e sobre seu uso na população universitária, além da necessidade de se pensar formas de ampliar a democratização do acesso aos serviços de saúde mental brasileiros, o objetivo desta pesquisa foi investigar a produção de sentidos sobre a prática da TSUN com clientes e terapeuta. Para tanto, foram realizados e gravados atendimentos de universitários/as na modalidade TSUN no âmbito de uma Universidade pública brasileira. Foram também realizadas entrevistas de acompanhamento com esses/as universitários/as atendidos. Para este estudo, foi considerada a participação de 16 estudantes, resultando em 20 TSUN\'s e 56 entrevistas de acompanhamento. A partir da perspectiva construcionista social de pesquisa como intervenção, a pesquisadora deste projeto ocupou posição de terapeuta e participou da produção de sentidos sobre (e na) prática mediante anotações de diário de campo. As transcrições das sessões de atendimento, das entrevistas de acompanhamento, os registros de diário de campo e as respostas via formulário pré e pós sessão foram tomados como práticas discursivas a partir das quais foi possível analisar os sentidos produzidos sobre a TSUN em termos de seus efeitos nessa população e futuras aplicações. Diante disso, foi possível expandir a compreensão sobre os processos conversacionais da TSUN e os atravessamentos socioculturais notados nas problemáticas levadas ao setting terapêutico, buscando enfatizar as especificidades do público universitário. (AU)

Processo FAPESP: 22/14358-3 - Terapia de sessão única narrativa com universitários/as: Possibilidades e limites
Beneficiário:Rafaella Andrade Vivenzio
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado