Busca avançada
Ano de início
Entree


AAREACT: uma arquitetura comportamental adaptativa para robôs móveis que integra visão, sonares e odometria.

Texto completo
Autor(es):
Antonio Henrique Pinto Selvatici
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo. , gráficos, ilustrações, tabelas.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola Politécnica (EP/BC)
Data de defesa:
Membros da banca:
Anna Helena Reali Costa; Jun Okamoto Junior; Mário Sarcinelli Filho
Orientador: Anna Helena Reali Costa
Área do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Indexada em: Banco de Dados Bibliográficos da USP-DEDALUS; Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - USP
Localização: Universidade de São Paulo. Biblioteca Central da Escola Politécnica; EPBC/FD-3900; Universidade de São Paulo. Escola Politécnica. Biblioteca de Engenharia Elétrica; EPEL/FD-3900
Resumo

Para ter uma aplicação real, um robô móvel deve poder desempenhar sua tarefa em ambientes desconhecidos. Uma arquitetura para robôs móveis que se adapte ao meio em que o robô se encontra é então desejável. Este trabalho apresenta uma arquitetura adaptativa para robôs móveis, de nome AAREACT, que aprende como coordenar comportamentos primitivos codificados por Campos Potenciais através de aprendizado por reforço. Cada comportamento utiliza a informação de apenas um tipo de sensor (visão, sonar ou odometria). O sensor de visão foi desenvolvido neste trabalho, e utiliza os tempos para colisão obtidos através da análise de seqüências de imagens para indicar a disposição dos objetos à frente do robô. A atuação da arquitetura proposta é comparada com a apresentada por uma arquitetura com coordenação fixa dos comportamentos, demonstrando melhor desempenho. Os resultados obtidos neste trabalho também apontam a alta capacidade de adaptação da arquitetura AAREACT. (AU)

Processo FAPESP: 02/11792-0 - Aareact - adaptacao automatica de parametros da arquitetura react para o guiamento de robos moveis.
Beneficiário:Antonio Henrique Pinto Selvatici
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado