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O uso anafórico dos pronomes demonstrativos no português do Brasil

Autor(es):
Andrade, Mara Lúcia Fabrício de
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Araraquara. [2002]. 178 f., gráficos, ilustrações, tabelas.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Faculdade de Ciências e Letras
Data de defesa:
Membros da banca:
Neves, Maria Helena de Moura; Longo, Beatriz Nunes de Oliveira; Rodrigues, Angela Cecília de Souza
Orientador: Neves, Maria Helena de Moura
Área do conhecimento: Linguística, Letras e Artes - Linguística
Indexada em: Banco de Dados Bibliográficos Athena
Localização: Universidade Estadual Paulista. Campus de Araraquara. Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras; T-2304
Resumo

O comportamento dos pronomes demonstrativos foi descrito em seus diversos níveis de atuação: na sintaxe, na semântica, na pragmática, no texto, e ainda tendo em vista a natureza da relação anafórica, a rotulação ((re)categorização), os resultados de sentido. A literatura acerca do assunto foi revista. A metodologia utilizada foi basicamente a análise quantitativa feita com o auxílio do pacote Varbrul. O corpus utilizado é formado por textos veiculados por jornais. A descrição dos resultados foi norteada pelos grupos de fatores estabelecidos. A micro-estrutura do SN permitiu fazer uma relação da centralidade e da não-centralidade do núcleo com a cadeia tópica. Para a análise da relação anafórica propus a observação distinta do componente instrucional do componente descritivo, dissociando assim a instrução da associação anafórica. Ao tratar do alvo da anáfora procurei mostrar como os alvos das anáforas operadas por demonstrativos são de tipos bastante variados. A dissociação entre instrução e associação foi estendida também para os procedimentos de rotulação. Os resultados de sentido verificados foram somente os relacionados com a rotulação. A análise aqui apresentada do comportamento do demonstrativo não é exaustiva. No decorrer deste trabalho apenas procurou-se descrever, o mais detalhadamente possível, o comportamento desses itens. (AU)